\ A VOZ PORTALEGRENSE: Oportunidade(s)

sexta-feira, março 30, 2007

Oportunidade(s)

A crise porque passa o CDS-PP pode ser uma “segunda oportunidade” para Manuel Monteiro e o seu Partido da Nova Democracia. Se “estiver à altura”, desta vez!…
Depois do erro político da saída em massa dos monteiristas do CDS-PP, esta é a primeira vez que circunstâncias favoráveis estão em cima da mesa. Será com muito dificuldade que o Partido do Largo do Caldas sairá da crise em que Paulo Sacadura Cabral Portas o mergulhou, dando razão ao ditado popular que diz que “a mesma água não passa duas vezes por debaixo da ponte”. E Paulo Portas tinha obrigação de ter dado ouvidos à sabedoria popular. Mas, a “vontade do Poder” falou mais alto, a par de compromissos com os seus apoiantes, isto é, a feitura das listas de deputados às próximas eleições legislativas e europeias…
O PND tem que saber gerir “a crise dos outros”, ocupando o espaço que aqueles vão deixando pelo país. O CDS-PP vai centrar a sua actuação política em meia dúzia de distritos e seus concelhos mais importantes. O PND que aproveite o vazio deixado e crie estruturas locais, como Monteiro e Helena Santo tão bem souberam fizer, de forma que o Partido se implante e venha progressivamente a criar o próprio espaço em todo o país. Mas há que ter cuidado com as escolhas, e aí o passado tem muitos exemplos das más escolhas de Manuel Monteiro, pese embora os conselhos e avisos em contrário de Helena Santo…
Mas estar representado por todo o Portugal não chega. O discurso político também é, se não ainda mais importante. E Manuel Monteiro tem que “actualizar” o discurso às novas realidades do país e ir ao encontro dos problemas do seu potencial eleitorado, sem vacilações, ou dito de outra maneira, sem se preocupar com o politicamente correcto.
Será Manuel Monteiro capaz de transformar o grupelho político que “eternamente” lidera numa força política de sucesso?
Ver-se-á.
MM