\ A VOZ PORTALEGRENSE: Ponto Final

quarta-feira, março 28, 2007

Ponto Final

E cumpriu a promessa! Maria José Nogueira Pinto abandona o CDS-PP, após uma conturbada passagem de uma década como militante.
Nunca foi o que se pode chamar uma "militante de base", aliás tal nunca poderia ter acontecido. Ocupou lugares de responsabilidade no Partido e graças a ele desempenhou cargos de nomeação política.
Em suma, pode-se dizer que serviu o Partido e serviu-se do Partido, logo nada a dizer. As contas do "deve e haver" estão saldadas, dir-se-ia a contento de ambas as partes.
Nunca conseguiu criar empatia com as bases. Privilegiou o confronto ao diálogo, ao contrário do que afirmou na conferência de imprensa em que confirmou a saída do Partido. Mostrou sempre grande independência quanto a correntes de pensamento internas ou grupos internos. Teve a acompanhá-la a "nódoa" de ter sido cavaquista. Enfim, nunca se pondo em causa a sua inteligência e competência pessoal, não passou de "mal-amada" no Partido.
Não foi a primeira deserção nem será a última. Mas de certeza que a decisão foi um acto solitário.
E actos como estes têm sempre consequências. A primeira é a saída de Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa. E de outros dos lugares em que estava porque neles directa ou indirectamente “preenchia” a quota do Partido, como, em concreto, colunista em jornais. Agora Maria José Nogueira Pinto representa-se a si própria.
Com esta tomada de posição, de coerência e verticalidade, mostrou que ainda há Valores em Política. O mesmo se pudesse dizer do Partido que deixou.
MM