\ A VOZ PORTALEGRENSE: Óscares à portuguesa

segunda-feira, março 12, 2007

Óscares à portuguesa

A atribuição dos cavacos d’ouro nas várias categorias ficou assim distribuída:
Melhor Actriz Dramática
O cavaco de Melhor Actriz Dramática foi para "Sócretina" pela sua interpretação como grande Primeiro-Ministro.
Uma interpretação tão convincente como enganadora para alguns.
*

Melhor Actriz Secundária
O cavaco de Melhor Actriz Secundária foi para Paulo Portas pelo seu papel na crise do CDS.
Merecido mais pelo espectáculo que pela actuação.

*

Pior Líder Partidário da Oposição
O cavaco de Pior Líder Partidário da Oposição foi para Marques Mendes. Pela sua estatura, o cavaco d’ouro servirá para pendurar os fatos de líder quando for corrido do poleiro!
*

Pior Líder Secundário da Oposição
O cavaco de Pior Líder Secundário da Oposição foi para Ribeiro e Castro. Dada a insignificância do seu partido não conseguiu o cavaco d’ouro atribuído a Marques Mentes!
Estará pronto a explodir?
(E o Portas, usará um alfinete de dama?)

*

Melhor Cacique Fala Barato
O cavaco de Melhor Cacique Fala Barato foi para João Jardim pela sua abundante figura e léxico boçal. Este herói da Ilha das Bananas desempenha os seus papéis escudado nos resultados eleitorais para o seu partido, no medo que os Presidentes da República parecem ter dele e pelas grandes quantias de dinheiro que emprega nas suas produções. A sua última obra "Eleições Regionais antecipadas" promete mais um sucesso.

*

Melhor Conversa Fiada
O cavaco de Melhor Conversa Fiada foi para o Prof. Marcelo pelo seu papel no referendo do aborto e por toda uma carreira cheia de ruídos, tretas e outros efeitos. Mergulhos no Tejo, homem do lixo e até salvador de nadador. A sua grande ambição passa por salvar de afogamento o próprio.

*

Melhor Argumento Original
O cavaco de Melhor Argumento Original foi para Jerónimo de Sousa que pela fidelidade às suas origens não altera uma linha à bíblia do Comité Central do PCP.

*

Melhor Argumento Adapatado
O cavaco de Melhor Argumento Adaptado foi para Joaquim Louçã, pela adaptação do “Socialismo”. "Socialismo caviar" para a esquerda mais tradicional, “Socialismo radical" para a direita tradicional.

*

Melhor Caixa de Colecção
O cavaco de Melhor Caixa de Colecção foi para "Corrupção", onde podemos encontrar um conjunto de obras extraordinárias: "O Saco Azul", de Fátima Felgueiras, "O meu sobrinho da Suiça", de Isaltino Morais, "A grande Mama alfacinha", a obra-prima de Carmona Rodrigues, "As mãos na massa", de Valentim Loureiro e "Apito Dourado", o épico de Pinto da Costa.