\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Desabafos

O Governo mandatou a administração dos CTT para processar judicialmente a anterior equipa de gestão. A empresa pode exigir aos ex-gerentes uma indemnização por alegados prejuízos pelos actos de gestão praticados durante o tempo do mandato, possibilidade consignada no código das sociedades comerciais.
Nos quase trinta e quatro anos que leva a III República, esta é a primeira vez que um Governo decide processar gestores públicos de um executivo anterior. Contudo, também nenhum Governo tomou esta medida sobre uma administração por ele nomeada, o que mostra que esta prática, a pecar será por defeito e nunca em circunstância alguma por excesso, como se demonstrou.
Ao longo dos anos, as denominadas empresas públicas são geridas por gente ligada aos partidos políticos que estão no Governo, sendo o critério da escolha o cartão partidário e nunca provas dadas enquanto profissionais. Os sucessivos prejuízos que essas empresas dão em todos os anos económicos, revela que o método de selecção é incorrecto, mas não há preocupação em alterar o status quo por parte da classe política.
Não se conhecendo casos semelhantes de processos judiciais a equipas de gestão de denominadas empresas municipais, será que nelas tudo corre no melhor dos mundos? Alguma vez uma Autarquia colocou em causa as administrações de empresas municipais que dão sucessivamente prejuízo, ou será que todas dão lucros?
Estas duas questões, de entre outras que se poderia muito legitimamente formular, tendo uma qualquer resposta, mostraria que há a preocupação de não lesar o Estado ou a Autarquia, e, acima de tudo transparência.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 26/01/07