\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Desabafos

Cerca de 15 mil candidatos maiores de 23 anos foram aprovados para ingressar no ensino superior, tendo para o efeito realizado o denominado exame ah-hoc. O número total de candidatos ascendia a cerca de 19 mil, e na sua larga maioria não tinham o 12.º ano completo.
Estes expressivos números contrastam com o ano lectivo passado, no qual entraram somente 901 alunos através deste regime. O que distingue o regime antigo do actual é que as provas de acesso estão agora inteiramente a cargo de cada instituição.
Segundo o Ministério do Ensino Superior, o processo de admissão destes alunos ficou fora de controlo, com várias instituições a informarem os candidatos que as entradas eram «garantidas». Como mero dado estatístico, só o Politécnico de Bragança admitiu cerca de 600 alunos através deste regime.
Por sua vez, Mariano Gago, ministro do Ensino Superior, afirmou na Assembleia da República que está atento a esta situação, dizendo que ia avaliar a taxa de sucesso escolar destes alunos e compará-la com o resto do universo estudantil.
Com esta avalanche de última hora de alunos entrados para o Ensino Superior, ressentiram-se as escolas que ministravam os cursos do Ensino Recorrente, que de um momento para o outro viram esvaziar as suas turmas.
Mas, o lado positivo deste acontecimento, é que ao entrarem no Ensino Superior, estes alunos engrossam o número da frequência de um grau académico de nível superior, importante em termos estatísticos, além de, com o pagamento das propinas, irem ajudar os tão debilitados orçamentos daquelas instituições.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 22/12/06