\ A VOZ PORTALEGRENSE: Cristóvão Colon

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Cristóvão Colon

«O Mistério Colombo Revelado»
15 anos de investigação científica rigorosa arrasam a versão da historiografia oficial.
Colombo não era genovês, mas sim um espiãoportuguês ao serviço de D. João II.
A
Ésquilo – Edições e Multimédia publicou, em Novembro 2006, um ensaio de investigação histórica dedicado a vida do «descobridor da América» conhecido em Portugal pelo nome de Cristóvão Colombo.
Trata-se de um estudo aturado com 648 páginas que marcará certamente a historiografia colombina. Conta com o prefácio do escritor e jornalista José Rodrigues dos Santos, autor do romance «O Codex 632», e foi apresentado sexta-feira, 27/10, às 18h30, no auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona, em Lisboa, pelo Prof. Doutor José Carlos Calazans, historiador da Expansão Portuguesa. O co-autor Manuel da Silva Rosa esteve presente no lançamento em Lisboa tal como na inauguração da estátua a Colon em Cuba.
Manuel da Silva Rosa, natural da Madalena do Pico e residente nos Estados Unidos da América desde 1973, é o mais ilustrado historiador da nossa época sobre o «descobridor da América» e O Mistério Colombo Revelado é um novo livro escrito por este mais erudito dos historiadores nesta matéria.
*
«(...) este livro de Manuel Rosa e Eric Steele (...) vem confirmar que, qualquer que seja o seu verdadeiro nome, é a origem nobre portuguesa que melhor explica as enigmáticas contradições em torno da vida de Colon.»
José Rodrigues dos Santos
In «Prefácio»
*
Finalmente um trabalho de investigação histórica amplamente documentado que desmonta o embuste criado pela historiografia oficial e que oferece abundantes pistas para a descoberta do grande mistério que rodeia o «descobridor da América», e propõe a mudança da perspectiva histórica de análise.
É absolutamente claro que Cristoval Colon não foi Christopher Columbus, o tecelão de lã genovês que teria casado com uma nobre portuguesa, que escrevia num espanhol aportuguesado e que sabia latim. Mas o que transparece com evidência na procura autêntica, rigorosa e sem «pré-conceitos» da verdade histórica é o genial plano secreto do rei português D. João II, sem dúvida, um dos grandes génios e estrategas políticos do passado milénio.
Manuel da Silva Rosa e Eric James Steele transportam-nos até aos bastidores do período dos Descobrimentos num texto que se lê sofregamente página a página e está recheado de surpresas.
Como um exemplo das novidades que esta obra traz saliente-se, no capítulo V, a demonstração categórica do carácter espúrio do famoso Testamento de Colombo onde este se afirma genovês.
Sim o Testamento de 1498 é completamente falso.
(…) não podemos deixar de assinalar que nem sempre a procura da verdade histórica parece ser o objectivo principal de muitas academias; a experiência transmitida no prefácio por José Rodrigues dos Santos é paradigmática. Como afirma o autor do Codex 632: «Constitui uma total falta de rigor afirmar peremptoriamente que o descobridor da América era genovês, como o fazem a maior parte dos textos históricos.» E a maior parte dos historiadores portugueses, acrescentamos nós. Urge questionar: por que é que isso acontece?»
Paulo Alexandre Loução
In «Nota do Editor»
*
Relação dos Capítulos do Livro
I – O Homem, o Mito, a Missão
II – O Estado das Relações Entre os Estados
III – A Era das Descobertas Faz-se ao Mar
IV – Super Segredos de Marinheiros
V – Duplicidades, Inverdades e Falsidades
VI – O Rei e os Peões: Espião versus Espião
VII – Monges Militares Medievais
VIII – Cristo-Vam Colon: Membro que vai por Cristo
IX – O Tesouro e a Traição
X – Don Cristoval Colon «o Português»
XI – A Pavia e o S. Fernando Portugueses
XII – Os Mistérios do Prior Dom Tivisco
XIII – O Último Rebento de Henrique
XIV – Rastos de Sangue
XV – Nom de Guerre
XVI – Dar a Cara
XVII – Às Armas
XVIII – Colon: O Religioso e Ardiloso
XIX – A Fábula do Colombo Italiano
XX – Revelações Eminentes
.
Apêndice
Embaixadas de D. João II
Cartas de Toscanelli
«Desastre da Santa Maria»
Capitulaciones de Santa Fe
Codicil de Juanoto Berardi
Juramento de como Cuba era terra firme
Carta do Doctor Monetarius (Jeronimo Münzer)
Audiência com os Reis Católicos