\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, outubro 13, 2006

Desabafos

1. A nível nacional ocorreu esta semana um facto político que, pela positiva, merece destaque.
Referimo-nos à nova proposta de lei das Finanças Locais, que a maioria levou a plenário na Assembleia da República, para aprovação na generalidade.
Com esta nova lei, muito se altera na vida das Autarquias, no sentido do rigor económico e da credibilidade daquele órgão.
A Associação Nacional de Municípios, há muito que se transformou num corpo corporativo, que em vez de defender a Instituição que lhe deu a razão de vida, se transformou no órgão de defesa dos interesses dos autarcas, diga-se políticos, em benefício próprio, em vez de ser mais um veículo de defesa dos interesses das populações.
O chamado Poder Local é uma conquista para as populações, e deveria ser determinante para a defesa, principalmente daquelas gentes que mais longe estão do Poder Central e de menor recursos. Porém, ao longo dos anos, e cada vez mais, apenas serve clientelas partidárias.
2. A nível europeu, porque a Rússia pertence à Europa, destaque pela negativa, ao assassinato de uma jornalista russa, Anna Politkovskaia de seu nome, abatida no passado dia 7 deste mês, no interior do prédio onde vivia.
Considerada uma das vozes mais incómodas para o Kremlin, a sua morte permite colocar a profissão de jornalista na Rússia como a segunda mais perigosa, logo a seguir aos mineiros. É que, depois de 1991 foram assassinados ou desapareceram cerca de 300 jornalistas.
Aqui fica uma homenagem a todos os jornalistas, que põem a Verdade acima das suas próprias Vidas. Exemplo a seguir, e a honrar.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 13/10/06