\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

segunda-feira, setembro 11, 2006

Crónica de Nenhures

Chile
11 de Setembro de 1973

Celebram-se hoje três décadas e três anos sobre a primeira derrota da Internacional Comunista, desde o fim da Guerra Civil de Espanha em 1939.
A tomada de Poder pela Junta Militar naquela data, terminou um processo político, liderado pelo Partido Comunista do Chile e pelos movimentos de Extrema-Esquerda seus parceiros, que era a implantação naquele país andino de uma ditadura do proletariado.
A principal vítima do drama que se viveu no Chile é Salvador Allende Gossens, apelidado então de primeiro presidente marxista democraticamente eleito.
Candidato eleito pelo Partido Socialista do Chile, rapidamente perdeu o controlo da situação a todos os níveis, passando de principal actor a mero espectador comprometido.
O seu suicídio no Palácio de la Moneda, não é um acto altruísta. Com ele, recusou aceitar o Julgamento da História. Não quis enfrentar as consequências dos seus actos enquanto Presidente da República do Chile. E ao não enfrentar a Verdade, fugiu da responsabilidade política pela situação em que colocou o Chile. Quis transformar a sua fraqueza política em puro heroísmo. Mas, tudo não passou de burlesco.
Salvador Allende tem a oportunidade única de transformar o Chile num Estado moderno, desenvolvido e rico. Deixa como herança um País em total anarquia política, económica e social, e em somente três fatídicos anos, de 4 de Setembro de 1970, data da eleição, a 11 de Setembro de 1973.
Salvador Allende e o Governo de Unidade Popular por ele apoiado, representam a falência de um modelo político-ideológico. Dramaticamente, hoje em dia esse projecto de índole totalitária está a repetir-se na Bolívia, liderada por Juan Evo Morales Ayma, e na Venezuela, com Hugo Rafael Chávez Frias. As consequências, já visíveis, trarão àquela região a maior instabilidade política. O caos volta a estar instalado!
Mas, no fundo, Salvador Allende foi um idealista que se deixou ultrapassar pelos acontecimentos. O seu Partido Socialista e a Democracia Cristã de Frei são também cúmplices na tragédia que se abateu sobre o Chile.
A sociedade civil revoltou-se e os militares, compreendendo o sentir do Povo, sublevaram-se. Salvador Allende é, simultaneamente, autor e réu. Paz à sua Alma.
MM