\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

quinta-feira, setembro 07, 2006

Crónica de Nenhures

Planeta Perigoso
.
1. Medeiam vinte e oito anos entre o onze de Setembro de 1973 e o onze de Setembro de 2001. Muito mudou o Mundo nessas quase três décadas, e mais ainda nos últimos trinta e três anos.

2. Salvador Allende Gossens era em 11 de Setembro de 1973 o Presidente eleito do Chile. Mas há muito que traíra o Juramento que fizera à Nação Chilena no Acto de Posse oficial como Presidente da República em 1970. Sem maioria absoluta, conseguira somente 36,2% dos votos, vê o seu nome confirmado pelo Congresso, com o apoio do Partido da Democracia Cristã, liderado por Eduardo Frei Montalva.
Salvador Allende assume a presidência e de imediato começa a socializar a economia chilena, com base num projecto de reforma agrária e nacionalização das indústrias. Essa política não só divide a opinião pública, como dá força aos grupos armados esquerdistas, como o MIR, para a sua implementação.
Com o passar do tempo, a falta de confiança nas Instituições aumenta aritmeticamente, enquanto, em simultâneo, a crise económica cresce exponencialmente.
Está-se numa fase em que a guerrilha esquerdista faz assassinatos selectivos, ocupa terras e fábricas, cria o medo nas populações rurais e urbanas, enfim, instala-se um clima de pré guerra civil.
Também a Igreja católica está dividida. De um lado os esquerdistas, principalmente Jesuítas progressistas, aliados à Maçonaria, e do outro o Clero tradicional.
Um País onde o nível de vida era dos melhores da América do Sul, está à beira da bancarrota. A fome começa a surgir nas cidades, porque o campo já não trabalha, não produz.
Sucedem-se visitas de toda a gente radical de esquerda. Fidel Castro instala-se em Santiago durante largo tempo e como que se torna o líder da Revolução em curso. Allende não tem controlo na situação. O Partido Comunista Chileno (PCC) de Luís Corvalan, e o Movimento de Isquierda Revolucionária (MIR) de Marambio e Andres Pascal Allende (sobrinho do Presidente), são os ‘donos’ da rua, do País.
A Democracia Cristã de Eduardo Frei, grande responsável pelo que se passava, assustada e ameaçada, era impotente para alterar o rumo dos acontecimentos.
No dia 11 de Setembro de 1973, os Militares tomam o poder no Chile, formando um Governo militar.

3. Os Estados Unidos da América sentiam-se inexpugnáveis, quando dois aviões se despenham nas Torres Gémeas em Nova Iorque. As televisões mostram o sucedido praticamente em directo.
Estava-se a 11 de Setembro de 2001. Membros do grupo islâmico al-Qaeda sequestraram quatro aviões civis. Dois deles colidiram contra as duas torres do World Trade Center em Manhattan, e um terceiro contra o quartel-general do departamento de defesa dos Estados Unidos, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia, próximo à capital dos Estados Unidos, Washington, D.C.. O quarto avião sequestrado foi intencionalmente derrubado, e caiu num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois dos passageiros enfrentarem os terroristas.
Os membros do comando suicida faziam a Guerra Santa contra o Satã americano, personificado nos principais símbolos da América.
Nascia uma nova frente de batalha, agora dentro dos EUA, que não estavam preparados para a enfrentar.

4. A única superpotência do planeta, os EUA, tornada ‘polícia do Mundo’ está, como a História o exemplifica e demonstra, no início do declínio. Novas potências regionais emergem, como Angola, o Brasil, a Comunidade Europeia, a Índia e a Rússia. Uma nova superpotência está a dar os primeiros passos, a China.
O Mundo está hoje mais perigoso do que há trinta e três anos, e do que há cinco.

MM