\ A VOZ PORTALEGRENSE: Portugal em Espanha

segunda-feira, setembro 04, 2006

Portugal em Espanha


‘La Aventura de la História’ é uma revista a que nos habituámos a ler. No último número, o 95.º, além de um suplemento sobre Filipe I, de Espanha, traz dois temas directamente relacionados com Portugal
O primeiro é da autoria de Pedro Ramos Brandão, com o título ‘La Clave’ e em subtítulo ‘Oliveira Salazar, ante el 18 de Júlio’.
O segundo intitula-se ‘Una Pesadila’, com o subtítulo ‘El Prior de Crato, frente a Felipe II’, de Javier Marcos.
Pedro Ramos Brandão, professor de Ciências Políticas na Universidade de Lisboa, afirma que Salazar apoiou os Nacionalistas, e apresenta justificativos já do conhecimento público. Quiçá, um tema que poderia ter desenvolvido, a participação dos Viriatos na Guerra Civil Espanhola, não o faz, ficando-se esta temática por uma caixa, acompanhada por uma fotografia de um Viriato ferido à sua chegada a Lisboa, acrescentando a legenda que lutaram 15.000 e morreram uns 600.
Mais interessante é o trabalho do historiador espanhol e co-autor da obra ‘Espias de Felipe II’, Javier Marcos.
Segundo este, D. António, baseando-se em documento do Arquivo de Simancas, terá sido feito prisioneiro de Sancho Dávile, e que depois foi solto devido a um suborno. Também afirma que o corpo de Dom Sebastião foi resgatado e transladado para Ceuta.
Em suma, é um trabalho histórico sobre D. António Prior do Crato (1531-1595), escrito por um espanhol, onde se sente um certo fascínio sobre a figura do malogrado filho de Violante Gomes e do infante D. Luís. [mj]