\ A VOZ PORTALEGRENSE: A Guerra civil

quarta-feira, julho 26, 2006

A Guerra civil


«Diz-se que há Guerra civil quando parte da população de um Estado pega em armas contra o governo estabelecido desse Estado (‘Polis’, 3, pg. 156, Verbo).»
A primeira Guerra civil da História de Portugal será a que opôs os partidários de D. Sancho II, o Capelo, aos partidários do irmão, futuro D. Afonso III, o Bolonhês.
Mas, como em todas as Guerras civis, os estrangeiros também tomam partido.
Assim, ao lado de D. Sancho está Fernando III e seu filho, o futuro Afonso X, e do lado do Bolonhês está o Papa Inocêncio IV.
Terminou com a vitória de D. Afonso e o exílio para Castela de D. Sancho, o ‘rei invisível’, como escreve na sua biografia Hermenegildo Fernandes (Círculo de Leitores).
*
O número especial, Nº 311 Julliet-Août 2006, de ‘L´ Histoire’ é totalmente dedicado à Guerra civil.
Três capítulos separam as inúmeras colaborações e entrevistas. O primeiro é ‘La Guerre de Clans’, o segundo ‘La Guerre Idéologique’, e o último ‘Commente en Sortir’.
No seu conjunto, é de leitura interessante e com boa iconografia, destacando-se o texto de Stéphane Courtois ‘Et Lenine declare la guerre civile permanente’, pgs. 70 a 75.
Referência em ‘Les 25 plus grandes guerres civiles’, pgs. 14 e 15, à Guerra civil em Moçambique, onde se escreve, ‘un conflit qui, comme en Angola, reprend la division Est-Ouest’. [mj]