\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - VII

terça-feira, janeiro 21, 2014

Desabafos 2013/2014 - VII

Para muitos, o ‘terrível’ Século XX começou em 1914. Esse ano é um ano charneira entre um tempo de um nietzscheniano viver habitualmente para um outro tempo do viver perigosamente.
Entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918 o Mundo mudou. A primeira guerra global transformou continentes, países, e sobretudo mentalidades. E marcou o início do declínio da Europa enquanto potência mundial. E é o fim do domínio da cultura grega-judaica-cristã.
A Europa é derrotada nesta primeira parte da sua Guerra Civil de 1914 – 1945, e sê-lo-á definitivamente na parte segunda. Esta nova Guerra dos Trinta Anos europeia devastou povos e gentes, mas permitiu à Europa um último estertor nas décadas de sessenta e setenta, com um bem-estar material e social que em tempo algum uma Civilização conseguira alcançar.
Hoje, um século depois do início desse terrível conflito, no qual Portugal participou nos teatros de operações europeu e africano, sempre com pesados custos em vidas humanas, o Mundo não está melhor.
A Crise de Valores mostra quanto se regrediu em termos de Humanismo e Personalismo. Sociedades marcadas por fundamentalismos, sejam religiosos ou laicistas, por totalitarismos, sejam de ordem marxista ou capitalista, pelo assassínio da Vida Humana no seu embrião, provam a fraqueza do Homem enquanto entidade social.
A desregulação social traz miséria material e sobretudo moral. A ausência de Princípios, ou a sua corrupção, transforma as Pessoas em seres vis e cruéis, sedentes de inveja e vingança, capazes de tudo para alcançarem os fins.
A lição que então os Povos colheram dessa tremenda Primeira Grande Guerra, foi logo esquecida, como prova o Tratado de Versailles. E hoje não há Memória do Passado, e muito menos Memória para o Futuro!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 20/01/2014
Mário Casa Nova Martins