\ A VOZ PORTALEGRENSE: Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo

quinta-feira, novembro 28, 2013

Inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo

Pelas 16 horas do dia 23 de maio de 1969, Portalegre e o seu Concelho ficavam mais ricos, com a inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo.
No seu tempo simbolizava a modernidade, conjugada com a funcionalidade. E a prova disso é que hoje ainda continua em pleno funcionamento, tendo ao longo dos anos, evidentemente, sofrendo obras de manutenção e actualização.
O Pavilhão Gimnodesportivo fazia parte de um projecto no campo do desporto, que nunca chegou a ser concluído, e que além dele tinha já em funcionamento o Campo de Futebol e a Piscina Municipal.
Inserido numa zona nobre da cidade, tem desempenhado desde a sua inauguração um papel importantíssimo no desenvolvimento das modalidades de indoor em Portalegre.
Que se diga que foi inaugurado num tempo em que Portalegre era das mais importantes cidades do país, com a sua pujante indústria, a sua agricultura, o seu comércio e com o sector dos serviços em franco crescimento e desenvolvimento. Era uma capital de distrito com excelente qualidade de vida!
Estivemos presentes na inauguração. Fizemos parte de uma classe de ginástica do Liceu Nacional de Portalegre. E dessa ocasião guardámos o desdobrável que acompanhou o acto.
Depois de um tempo em que desconhecíamos o local onde o guardámos, encontrámo-lo e aqui o editamos, como memória de um tempo feliz da nossa juventude e do tempo em que Portalegre era uma cidade que tinha Futuro!
Mário Casa Nova Martins
*
*