\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

quinta-feira, abril 18, 2013

Desabafos


Todas as épocas históricas têm o Povo como protagonista. Mas, acima dele há sempre alguém que se destaca e que o lidera. Sempre assim foi no passado e sempre assim será no futuro. Porém os líderes de um determinado momento histórico podem ou não estar à altura dos acontecimentos a que assistem.
O último quartel do século XX teve à frente dos destinos dos principais países do Mundo líderes que definiram o futuro. Os EUA tiveram Ronald Reagan, o Estado do Vaticano João Paulo II, a Inglaterra Margaret Thatcher, a então URSS Mikhaïl Gorbatchov e a então República Federal Alemã Helmut Kohl.
Esta plêiada de Gente moldou o Mundo como hoje o conhecemos. Mas tal não quer dizer que o Mundo de hoje seja justamente aquele que aqueles líderes imaginaram. Muito pelo contrário, a realidade atual faz deles ‘gigantes’ quando comparados com os atuais lideres políticos, na verdade autênticos ‘anões’, no sentido pejorativo da palavra.
Estes parágrafos servem de introdução à Homenagem à Memória de Margaret Thatcher, que faleceu segunda-feira dia 8 de Abril deste ano de 2013.
Margaret Thatcher esteve à frente dos destinos da Inglaterra, sempre com uma tenacidade e sentido de Estado inexcedíveis.
Nunca esqueceu os aliados, a sua palavra era ouvida e respeitada.
Parte dos seus onze anos à frente dos destinos do seu país coincidiram com o atual presidente da república portuguesa como primeiro-ministro, o que prova quanta diferença existe entre um ‘anão’, o implicado no caso-BPN, e um ‘gigante’, Margaret Thatcher.
Os Povos têm geralmente os líderes que merecem, por isso hoje Portugal tem a gentalha que se conhece.
A Inglaterra de Thatcher ficará sempre na Memória daqueles que sentem o Serviço à Pátria como um Dever.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 16/04/2013

Mário Casa Nova Martins