\ A VOZ PORTALEGRENSE: Expulsos

sábado, março 02, 2013

Expulsos

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, a Europa foi o cenário de uma transferência forçada de população em grande escala.
Milhões de alemães que vivem na Checoslováquia, Hungria e Polónia, foram deslocados das suas casas e enviados para viver entre as ruínas do Reich.
Estas expulsões que ocorreram entre 1945 e 1947, foram organizadas pelas autoridades dos países em questão, com a ajuda dos britâni...
cos, soviéticos e norte-americanos.
Foram entre 12 e 14 milhões de pessoas, a maioria mulheres e crianças, e as expulsões foram realizadas com tal brutalidade que elas causaram muitas vítimas.
Pelo menos 500.000 deportados morreram em campos de trânsito, onde se reuniam durante a viagem, ou quando chegam na Alemanha, exaustos, com fome e desabrigados.
Este trágico episódio aconteceu em plena luz do dia, à frente de jornalistas, diplomatas, trabalhadores humanitários e de vários observadores.
Os seus efeitos são ainda visíveis na Europa e no mundo de hoje. No entanto, fora da Alemanha, está quase completamente esquecido. É esta lacuna que este livro histórico pretende preencher.
 _______