\ A VOZ PORTALEGRENSE: Portalegre votou

quinta-feira, junho 09, 2011

Portalegre votou

Público. Segunda-feira 6 Junho 2010.página 22
.
Portalegre votou
.
Por uma vez ‘o crime não compensou’. Pelo facto do PS ter como cabeça-de-lista no concelho de Portalegre um ‘pára-quedista’ político, o PSD, por uma margem de 14 votos, foi o partido mais votado no passado domingo dia 5 de Junho.
Ainda o pormenor dos candidatos do PS surgirem numa fotografia ao lado do ex-contrabandista de Campo Maior, também não ‘ajudou’. Felizmente, cada vez mais o caciquismo está a perder força.
Espera-se, para o bem do Regime democrático, que o PS não volte a cometer os mesmos erros políticos nas próximas eleições autárquicas de Outono de 2013.
Agora a maior força política no distrito de Portalegre, o PSD viu, com justeza, o seu cabeça-de-lista ser reeleito. Um ‘homem da terra’, do distrito, sabe-se que continuará um trabalho sério em prol dos interesses da região do Norte do Alentejo.
O PCP continuou a terceira força política no distrito, sem o fulgor de outras votações.
O grande perdedor nacional, o BE, também o foi no distrito de Portalegre.
Por fim, o CDS continua a recuperar espaço e votos no distrito de Portalegre. Acima dos 10%, com 10,14% contra os 7,99% de 2009, tem agora as condições mínimas para voltar a ter concelhias em todos os concelhos, e pelo menos em 2013 apresentar listas autárquicas em todos os concelhos, mesmo que o não faça a todas as Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia.
Não será um desafio fácil, aquele que o CDS tem no distrito de Portalegre na preparação das próximas eleições autárquicas. Mas hoje as condições são melhores que nunca. Os tempos revolucionários são do passado. Há muito que o Alentejo não é uma terra perigosa para o CDS. Mas não esquecemos uma vez em que também fomos protagonistas, quando a extrema-esquerda quis linchar em pleno dia na cidade de Portalegre jovens da JC, que apenas pretendiam colar cartazes de propaganda eleitoral do CDS. Estava-se em Abril de 1975.