\ A VOZ PORTALEGRENSE: CDS volta a crescer

sábado, junho 04, 2011

CDS volta a crescer


CDS volta a crescer
.
As eleições legislativas no distrito de Portalegre são as mais desinteressantes em Portugal. O facto de no distrito se elegerem apenas dois deputados, faz com que de antemão se saiba que um será do PSD e o outro do PS.
Não se justificando o famigerado voto útil, que à Esquerda, quer à Direita, desta forma, o denominado voto ideológico funciona plenamente no distrito de Portalegre. Recorde-se que nas últimas eleições legislativas, e por ordem decrescente, os partidos com assento parlamentar ficaram assim ‘arrumados’: PS, PSD, PCP, BE e CDS.
Embora em quinto lugar, o CDS alcançou, então, a sua segunda melhor votação de sempre. Provavelmente, amanhã, domingo dia 5 de Junho, o CDS passará a quarta força no distrito.
Dadas as circunstâncias locais, regionais e distritais, não será fácil alcançar melhor resultado, pese embora nesta campanha ter existido como que um regresso às origens sociológicas, o campo, porém, com um certo alheamento da cidade. E é na cidade que está a larguíssima maioria da população do distrito.
A escolha de um candidato independente, ligado à tauromaquia, conhecido na região e não só, foi a escolha certa para revigorar o CDS num tempo de crescimento eleitoral. Será interessante, ‘no dia seguinte’ ver os ‘frutos’ de todo este processo.
O crescimento eleitoral do CDS a nível nacional, terá reflexos no distrito de Portalegre. As estruturas concelhias do CDS no distrito de Portalegre são actualmente frágeis, não existindo, mesmo, em alguns concelhos.
Está criada a oportunidade do CDS no distrito de Portalegre refundar as estruturas que faltam e dinamizar as existentes, principalmente nos seus três centros urbanos de maior importância, Elvas, Ponte de Sor e Portalegre. É que há que com tempo preparar as próximas eleições autárquicas, mesmo a esta distância temporal.
Com a entrada no próximo Governo da Nação, o CDS torna-se ‘apetitoso’ para muita gente, como é exemplo o facto de desde já na lista de apoiantes do candidato às legislativas de amanhã estarem nomes que continuadamente ‘pulam’ entre PSD e CDS, consoante as circunstâncias determinem no momento o ‘melhor’ partido para os seus interesses pessoais.
Mário Casa Nova Martins