\ A VOZ PORTALEGRENSE: António Manuel Couto Viana IV

quinta-feira, julho 15, 2010

António Manuel Couto Viana IV

Excelentíssimo Senhor Director do Alto Alentejo

Li com a maior atenção o artigo de opinião de Santana Maia Leonardo, inserido na página 18 do jornal de 10 de Junho de 2010.
Afirmo estar em concordância total com a orientação do mesmo. Todavia, o artigo incorre numa incorrecção, o nome do Poeta, e numa falsidade, da qual o ilustre Autor, Santana Maia Leonardo, não é responsável.
O nome do Poeta é António Manuel Couto Viana, e não Couto dos Santos. Nasceu em Viana do Castelo em 24 de Janeiro de 1923, e faleceu em Lisboa a 8 de Junho de 2010.
A falsidade tem a ver com a participação de Couto Viana ao lado das forças de Francisco Franco na Guerra Civil de Espanha.
Foi o Grupo Parlamentar do Partido Socialista quem tomou a iniciativa de propor um «Voto de Pesar pelo Falecimento de António Manuel Couto Viana», conforme documentação que anexo.
O mesmo não foi a Plenário, porque tendo o PCP e o BE tomado conhecimento da iniciativa, de imediato afirmaram que iriam votar contra, com a explicação/justificação de que Couto Viana tinha participado na Guerra Civil de Espanha, ao lado dos Nacionais contra os Republicanos.
Ora tendo a Guerra Civil de Espanha durado de 18 Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939 e António Manuel Couto Viana nascido a 24 de Janeiro de 1923, a pergunta que se faz é esta: _ como conseguiu o adolescente português participar no conflito armado do país vizinho com a idade de 13 ou 16 anos?
António Manuel Couto Viana não participou na Guerra Civil de Espanha.
Prova-se a inverdade propalada pela Extrema-Esquerda portuguesa. O seu sectarismo impede-a de ser lúcida! Mas num tempo em que em Portugal se homenageia quem é anti-Português, Iberista e defensor de Ideologias e Regimes Totalitários, nada já espanta.
Com os meus cumprimentos.
Mário Casa Nova Martins
*
*
*