Luís Filipe Meira
O Jazz não é apenas musica pois tem implicações importantíssimas ao nível duma sociedade.
O Jazz é uma maneira de viver e essa foi a maneira que eu escolhi para toda a minha actividade básica, principalmente na parte musical e cultural.
O Jazz é uma maneira de viver e essa foi a maneira que eu escolhi para toda a minha actividade básica, principalmente na parte musical e cultural.
Luís Villas-Boas
.
Para Ouvir…
1 – Laurent Filipe & Orch. Som do Mundo – Villas Vanguard
Ad Lib (itum) vol. 1 / 1995 - c/ Maria João-Voz; Mário Laginha-Piano; Bob Sands – Sax Tenor
Para Ouvir…
1 – Laurent Filipe & Orch. Som do Mundo – Villas Vanguard
Ad Lib (itum) vol. 1 / 1995 - c/ Maria João-Voz; Mário Laginha-Piano; Bob Sands – Sax Tenor
.
2 – Joe Lovano Us Five - Powerhouse
Folkart / 2009
.
Folkart / 2009
.
3 – Freddie Hubbard – Father & Son
Here to Stay / 1962 - c/ F. Hubbard – Trumpet; W.Shorter – S.Tenor; C. Walton- Piano; R. Workman – Bass; P.Joe Jones-Drums
Here to Stay / 1962 - c/ F. Hubbard – Trumpet; W.Shorter – S.Tenor; C. Walton- Piano; R. Workman – Bass; P.Joe Jones-Drums
.
4 – Charles Mingus – Goodbye Pork-Pie Hat
Mingus AH Um / 1959 c/ C. Mingus – Bass; J. Handy- Sax Alto; B.Ervin-Sax Tenor; J. Kneper- Trombone; H.Harlan- Piano; D.Richmond-Drums
.
Mingus AH Um / 1959 c/ C. Mingus – Bass; J. Handy- Sax Alto; B.Ervin-Sax Tenor; J. Kneper- Trombone; H.Harlan- Piano; D.Richmond-Drums
.
5 – Gianluca Petrella – Jazz Has Just Left the Building and Now is Fighting Against Me.
Kaleido / 2007 c/ G.Petrella- Trombone; F.Bearzatti-Sax Tenor;P.Dalla Porta-Bass; F.Accardi-Drums
Kaleido / 2007 c/ G.Petrella- Trombone; F.Bearzatti-Sax Tenor;P.Dalla Porta-Bass; F.Accardi-Drums
.
6 – e.s.t. Esbjörn Svensson Trio – Jazz
Leucocyte / 2008 c/ E.Svensson-Piano;D.Berglund-Bass M.Östrom – Drums
.
Leucocyte / 2008 c/ E.Svensson-Piano;D.Berglund-Bass M.Östrom – Drums
.
7 – Miles Davies – So What
Kind of Blue / 1959 c/ M.Davies – Trumpet;J. Cannonball Aderley-Sax Alto; J.Coltrane-Sax Tenor; W.Kelly-Piano;B.Evans-Piano; P.Chambers-Drums; J.Cobb-Bass
Kind of Blue / 1959 c/ M.Davies – Trumpet;J. Cannonball Aderley-Sax Alto; J.Coltrane-Sax Tenor; W.Kelly-Piano;B.Evans-Piano; P.Chambers-Drums; J.Cobb-Bass
.
8 – John Coltrane – Part 1 Acknowledgement
A Love Supreme / 1964 c/ J.Coltrane-Sax Tenor;M. Tyner-Piano;J.Garrison- bass ; E.Jones- Drums
.
A Love Supreme / 1964 c/ J.Coltrane-Sax Tenor;M. Tyner-Piano;J.Garrison- bass ; E.Jones- Drums
.
9 – Sonny Rollins – St. Thomas
Colossus / 1956 c/ S.Rollins-Sax Tenor;T.Flanagan-Piano D. Watkins-Bass;M.Roach-Drums
Colossus / 1956 c/ S.Rollins-Sax Tenor;T.Flanagan-Piano D. Watkins-Bass;M.Roach-Drums
.
10 – Keith Jarrett – Paris Part III
Paris / London – Testament / 2009 c/ K.Jarrett-Piano Solo
.
No meu leitor de DVD também se vê e ouve JAZZ...
Paris / London – Testament / 2009 c/ K.Jarrett-Piano Solo
.
No meu leitor de DVD também se vê e ouve JAZZ...
Bird (O Fim do Sonho) - Realização de Clint Eastwood c/ Forrest Whitaker / 1988
A história tragicamente gloriosa de Charlie Parker, um dos maiores músicos de Jazz de sempre, indicada para a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1988.
“Uma apaixonante (e apaixonada) incursão na vida e arte do lendário saxofonista Charlie Parker, interpretado admiravelmente por Forrest Withaker”
Manuel Cintra Ferreira, in Expresso
.
Kansas City - Realização de Robert Altman c/ Jennifer Jason Leigh e Harry Belefonte / 1996
Em 1934 Kansas City é uma das raras cidades americanas que escapa à crise. O jogo embora ilícito impõe a sua presença e o jazz confere-lhe ritmo e energia. O amor, o crime, o racismo e a política também aqui são explorados magistralmente por Altman mas a pedra de toque desta fita é a música afinal a razão do filme. As jam sessions no Hey Hey Club são absolutamente fantásticas ou não fossem elas interpretadas por grandes músicos como Joshua Redman – no papel de Lester Young - Craig Handy, Ron Carter, Don Byron – que esteve no Portalegre JazzFest em 2007 – James Carter ou David Murray entre muitos outros.
Kansas City, um óptimo thriller com uma banda sonora magnífica.
.
Da minha estante – recordando sempre que Fevereiro é mês de Jazz em Portalegre – retirei dois velhos livros assaz curiosos...
Grande Musica Negra, de Jorge Lima Barreto
Em 1934 Kansas City é uma das raras cidades americanas que escapa à crise. O jogo embora ilícito impõe a sua presença e o jazz confere-lhe ritmo e energia. O amor, o crime, o racismo e a política também aqui são explorados magistralmente por Altman mas a pedra de toque desta fita é a música afinal a razão do filme. As jam sessions no Hey Hey Club são absolutamente fantásticas ou não fossem elas interpretadas por grandes músicos como Joshua Redman – no papel de Lester Young - Craig Handy, Ron Carter, Don Byron – que esteve no Portalegre JazzFest em 2007 – James Carter ou David Murray entre muitos outros.
Kansas City, um óptimo thriller com uma banda sonora magnífica.
.
Da minha estante – recordando sempre que Fevereiro é mês de Jazz em Portalegre – retirei dois velhos livros assaz curiosos...
Grande Musica Negra, de Jorge Lima Barreto
Edições Rés Limitada / 1975
A Grande Musica Negra é dedicada a José Duarte e foi escrita em pleno fervor revolucionário logo no prólogo apresenta vários parágrafos que são autênticas pérolas.
Por exemplo:
(…) Se o povo não “gosta” de Jazz e continua a suportar a mixórdia da música ligeira é porque a repressão não lhe permitiu que a entendesse. Os fascistas só davam merda ao povo, também porque eles nada tinham para oferecer (…)
.
Abaixo de Cão, a autobiografia de Charles Mingus
Edições Assírio & Alvim /1982
“Abaixo de Cão” é a autobiografia de Mingus que conta com ajuda de Nel King, um dos maiores contrabaixistas da história do jazz, foi originalmente editada em 1971 e é pouco mais que curiosa.
A Grande Musica Negra é dedicada a José Duarte e foi escrita em pleno fervor revolucionário logo no prólogo apresenta vários parágrafos que são autênticas pérolas.
Por exemplo:
(…) Se o povo não “gosta” de Jazz e continua a suportar a mixórdia da música ligeira é porque a repressão não lhe permitiu que a entendesse. Os fascistas só davam merda ao povo, também porque eles nada tinham para oferecer (…)
.
Abaixo de Cão, a autobiografia de Charles Mingus
Edições Assírio & Alvim /1982
“Abaixo de Cão” é a autobiografia de Mingus que conta com ajuda de Nel King, um dos maiores contrabaixistas da história do jazz, foi originalmente editada em 1971 e é pouco mais que curiosa.
Luís Filipe Meira
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home