\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, maio 01, 2009

Desabafos

Às zero horas de hoje, sexta-feira, iniciou-se a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha de Coimbra. Com esse acto, deu-se início à Queima das Fitas de 2009.
A Queima das Fitas é a festa maior dos Estudantes de Coimbra. E fica na memória de todos os que em Coimbra estudaram na sua Universidade. São anos irrepetíveis, e quem se identifica com a vida da Academia, nunca mais esquece aquele tempo.
Diz a história que neste ano se celebram os 110 anos desta Festa dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Passou por várias fases a Queima das Fitas, e também por períodos em que não se realizou. O último interregno terminou informalmente no ano de 1979, quando se teve lugar entre 2 e 10 de Junho a denominada Semana Académica, e formalmente em 1980, quando entre 23 e 28 de Maio se realizou a Queima das Fitas na sua versão actual e assumindo toda a Tradição e Luta Académica.
Hoje, em 2009, os tempos são outros. A Queima das Fitas foi acompanhando a evolução da sociedade, e só assim poderia ter a provecta idade de um século e uma década. Hoje não tem o cunho de 1980, quando foi preciso lutar contra a intolerância de um grupo antidemocrático que queria impedir que a vontade da grande maioria dos Estudantes em restaurar a Praxe Académica e realizar a Queima das fitas fosse uma realidade, que, inclusive, a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra apoiava, bem como toda a Cidade de Coimbra.
Hoje, a Queima das Fitas é uma verdadeira Festa. E assim deve continuar a ser!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 01/05/09
Mário Casa Nova Martins