\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, outubro 10, 2008

Desabafos


«Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.»
-
Assim termina o Poema «Pedra Filosofal» de António Gedeão.
E de facto deste o final de Maio passado até hoje, muito sonhámos, mas ainda mais o Mundo avançou, inexoravelmente!
A crise económico-financeira, que já existia, pulou para níveis tais, que os Governos tiveram que regressar a medidas intervencionistas. É o regresso não de Marx, mas de Keynes.
Também Portugal não escapa a esta crise, que começou na Bolsa de Valores e se estendeu à Banca. Milhares de Portugueses estão neste momento a braços com processos de insolvência face à “magreza” das suas finanças, dos seus rendimentos. Continuas campanhas de alerta, lançadas por entidades públicas e privadas de solidariedade social, não foram suficientes para travar os acréscimos de consumo das Famílias, que, como que hipnotizadas pelas campanhas agressivas de marketing de Empresas e de Bancos, se deixaram enredar em consumos excedentários.
Mas a crise é deveras grave. E o maior exemplo vem de onde menos se esperaria. O semanário Expresso do último sábado de Setembro titulava na página 10 do Primeiro Caderno que, «Nas teses do Congresso, os comunistas admitem reduzir funcionários».
Ainda segundo o Expresso: _ «No plano interno, as teses salientam as dificuldades financeiras do partido, que regista um resultado negativo de 2,1 milhões de euros entre 2004 e 2007.».
Desde já, toda a solidariedade para com os Trabalhadores que virão a ser despedidos pelo PCP!
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 10/10/08
Mário Casa Nova Martins