\ A VOZ PORTALEGRENSE: D'Assumpção

quinta-feira, outubro 09, 2008

D'Assumpção

Exposição da obra de D’Assumpção realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, entre Dezembro de 1985 e Janeiro de 1986. Integrou cerca de um centena de trabalhos: óleos, gouaches, aguarelas, desenhos, estudos e esculturas.
Foi comissariada pelo casal João e Jeanne Pinto de Figueiredo, apresentando o catálogo textos da sua autoria, assim como de José Sommer Ribeiro, António Pinheiro Guimarães e Raul de Carvalho. São aqui citadas outras exposições menos conhecidas da obra do artista, como na Galeria Ottolini (1974) e na Junta de Turismo da Costa do Sol (1979).
De entre as reproduções constantes no catálogo figura o célebre óleo “Último Bailado. Homenagem a Paul Eluard”, datado de 1955 e assinado D’Assumpção Rosiel, que pertenceu ao hoteleiro José Henrique, estando exposto no desaparecido Café Plátano, ao Rossio, em Portalegre.

_______
A passagem de Manuel de Assumpção por Portalegre não deixou indiferentes a intelectualidade da época. Também outras gerações mais novas se interessaram pela vida e obra do Pintor Surrealista, como Carlos Garcia de Castro, que lhe fez uma biografia para a revista A Cidade, e
António Martinó de Azevedo Coutinho, que na imprensa muitas vezes a ele se tem referido.
No seguimento do nosso recente postal sobre dois Catálogos de Exposições de D’Assumpção, recebemos um mail do nosso Ilustre Amigo,
dr. António Martinó, onde nos dizia que a maior e melhor Exposição feita à Obra de D’Assumpção fora realizada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Acompanhava este fundamental dado, um texto sobre o Catálogo então editado, bem como a capa do mesmo. Ambos reproduzimos, ficando, uma vez mais, em dívida para com o dr. António Martinó. Mas, os Amigos são assim!…
Bem-Haja.
Mário