\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

quinta-feira, abril 17, 2008

Crónica de Nenhures

Ninguém pára o Benfica
.
Nem o mais ferrenho anti-Benfiquista alguma vez imaginou o triste penar em que caiu o Sport Lisboa e Benfica. A vergonha enche os corações dos Benfiquistas por esse Mundo fora. Vergonha não por o SLB ter sido eliminado das provas por eliminatórias, ou ter perdido o objectivo principal que era vencer a Primeira Liga. Vergonha pela estado calamitoso em que se encontra o Clube dirigido por Luís Filipe Vieira!
Não se pode dizer que tudo correu mal esta época futebolística. Tudo começou a correr mal desde que o Benfica foi Campeão. Vieira assumiu como “seu” o Título. A equipa que circulou em torno do futebol sénior foi relegada para um segundo plano, e as condições que em conjunto “deram” o Título, degradaram-se e desagregaram-se, e hoje o SLB é uma Nau com um mau Timoneiro!
Como se diz na gíria futebolística, um bom Balneário é condição primordial para se alcançarem boas prestações, que no caso do SLB se traduziriam em títulos. Ora, hoje em dia pululam grupos dentro do Balneário do Estádio da Luz. Um deles, e quiçá o responsável maior do actual descalabro, é o Grupo dos Evangélicos. Liderado por Luisão e acolitado por Leo, estes jogadores são adeptos de uma Seita religiosa brasileira. A sua religiosidade, posta na forma de viver a profissão e a vida familiar, entra em choque com tão diversas mentalidades, tantas quantas as diferentes Culturas dos jogadores encarnados, verdadeira Babel de línguas, raças e credos.
Também a escolha de Fernando Chalana, para substituir o “desmotivado” Camacho, se mostrou um erro crasso. Sabendo-se o percurso de vida de Chalana, era fácil perceber que não tinha condições para liderar um grupo tão exigente. Uma vez mais a culpa principal não é dele, mas sim de quem o convidou.
Então, tudo volta ao início. O Sport Lisboa e Benfica não tem líder à altura. Enquanto Luís Filipe Vieira estiver como Presidente, o “abismo mora mesmo ali ao lado”. Dito de outra forma, pelas piores razões, ninguém pára o Benfica!
MM