\ A VOZ PORTALEGRENSE: Wagner

quarta-feira, julho 25, 2007

Wagner

Herdeiros de Richard Wagner disputam direcção do festival
.
A 96.ª edição do Festival de Bayreuth, certame musical integralmente dedicado à música de Richard Wagner, abre hoje com uma primeira encenação, da jovem Katharina Wagner, da ópera Os Mestres Cantores de Nuremberga. O evidente protagonismo que assim terá a bisneta do compositor, filha única do segundo casamento do actual director do festival, Wolfgang Wagner, coloca-a com solidez na corrida à sucessão do pai.
Katharina é uma das três descendentes do compositor em luta pelo mesmo lugar. A disputa envolve ainda a sua meia-irmã Eva Wagner-Pasquier (que há seis anos, então sem evidente concorrência da irmã, era dada como favorita pelos patronos do festival com direito a voto) e a prima Nike Wagner. Assim, apesar da elogiada programação que se anuncia até 28 de Agosto nesta pequena cidade no Norte da Baviera (que inclui, além dos Mestres Cantores três representações completas da tetralogia O Anel do Nibelungo), é esta verdadeira a guerra de sucessão quem faz a notícia.
Aos 87 anos, Wolfgang Wagner sabe que não terá muitos mais anos à frente do certame pensado pelo próprio Richard Wagner para apresentar a sua música.
Katharina, aos 29 anos de idade, é quem este ano chama as atenções. A mais jovem encenadora a alguma vez apresentar um trabalho seu na colina "sagrada" da música wagneriana é filha de Wolfgang e da segunda mulher, Gudrun. Em criança, já ajudava o pai na organização do festival depois das horas passadas na escola. Estudou em Berlim e estreou-se em 2002 como encenadora, aos 24 anos de idade, com o O Holandês Voador, de Wagner, em Wurzburgo. Um ano depois, em Budapeste, apresentou um Lohengrin. Na sua ainda curta carreira, Katharina já encenou óperas de outros compositores, nomeadamente de Puccini e Lortzing. E gosta tanto da música de Shakira quanto dos discos dos Rammstein. Hoje à noite estará na berlinda, muitos vendo esta produção como um eventual teste às suas capacidades. E entre a plateia que verá os seus Mestres Cantores encontrará Angela Merkel.
A concorrência a enfrentar pela jovem Katharina chega da própria família. Eva, a sua meia-irmã e Nike, prima, têm ambas 62 anos, a primeira sendo há anos dada como favorita pelos patronos do festival. Eva colaborou com o pai nos anos 70 e tem apresentado produções de ópera pelo mundo. Nike Wagner, a actual responsável pelo festival de Weimar, é filha de Wileland Wagner, antigo director de Bayreuth (até à data da sua morte, em 1966) e representa há muito uma voz crítica da actual direcção do certame.
- N.G. e AP-ECKEHARD SCHULZ
in, Diário de Notícias, 25/7/2007, p.44