\ A VOZ PORTALEGRENSE: 'O Cardeal Napellus' de Meyrink

quinta-feira, maio 24, 2007

'O Cardeal Napellus' de Meyrink

Não vamos fazer o menor comentário ao que está anunciado publicamente como Feira do Livro, e que decorre durante esta semana na Biblioteca Municipal de Portalegre.
Apenas dizemos que lá encontrámos o livro «O Cardeal Napellus» de Gustav Meyrink.
É o primeiro volume da colecção “A Biblioteca de Babel”, com o subtítulo “Colecção de literatura fantástica dirigida por Jorge Luís Borges”.
Bastava o subtítulo para se saber que a obra seria de qualidade, dado o valor que atribuímos à Palavra de Jorge Luís Borges.
E sobre a obra escreve Borges: «Ao contrário do seu contemporâneo, o jovem Wells, que procurou na ciência a possibilidade do fantástico, Gustav Meyrink procurou-a na magia e na superação de todo e qualquer artifício mecânico. «Não podemos fazer nada que não seja mágico», diz-nos em O cardeal Napellus, máxima que Novalis aprovaria. Meyrink acreditava que o reino dos mortos penetrava no mundo dos vivos e que o nosso mundo visível era incessantemente penetrado pelo outro, invisível.»
O livro é composto por três contos, "O Cardeal Napellus", "J. H. visita a região dos Suga-tempo" e "Os quatro irmãos da Lua - Um documento".
MM
Gustav Meyrink é o pseudónimo do escritor austríaco Gustav Meyer nascido em Viena a 19 de Janeiro de 1868 e falecido em Stanberg em 4 de Dezembro de 1932.