\ A VOZ PORTALEGRENSE: Livro

quinta-feira, abril 26, 2007

Livro

Luís II da Baviera
Dois filmes recentes vieram dar nova actualidade à figura estranha e atormentada de Luís II da Baviera.
Um halo de loucura e de beleza rodeia este soberano esplêndido e lastimoso, cujo destino trágico Pierre Combescot, grande especialista de música e literatura alemãs, nos conta, ora com lirismo ora com ironia, sem recuar diante do que em geral se esconde.
E eis perante nós o descendente dos Habsburgo e dos Witteibach, o soberano mais belo da Europa do seu tempo, o Rei-Cisne, o Hamlet-Rei, eis os seus amores escandalosos, a sua paixão por Wagner, os castelos fantásticos erguidos no alto das montanhas à medida dos seus sonhos, as sombrias florestas do seu reino da Baviera, as suas fugas nocturnas, na neve, à luz dos archotes, os seus gritos de angústia, os seus pavores, os seus anseios.
E no meio desta existência febril, só a amizade fresca e fiel de Sissi, sua prima, a imperatriz da Áustria, lhe trazia por momentos a paz que, já deposto do trono, encontrou enfim no fundo de um lago.
Escrita numa prosa cativante, extraordinariamente bem documentada, esta biografia reconstitui de maneira admirável o ambiente, o clima e o herói dessa ópera barroca que foi a vida singular de Luís II da Baviera.
_
A Vida de Luís II da Baviera
Pierre Combescot
Estúdios Cor
Novembro de 1974