\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sábado, janeiro 06, 2007

Desabafos

Com a entrada de Bulgária e Roménia em 1 de Janeiro de 2007, a União Europeia tem vinte e sete membros. E cada vez mais é uma Torre de Babel!
De facto, na União Europeia há vinte e uma línguas oficiais, três alfabetos oficiais e duas religiões, cristianismo e islamismo.
Também, cada vez mais o centro geográfico caminha para leste, se bem que o centro económico se mantenha, e cada vez mais forte centrado em Berlim.
E qual é o papel de Portugal nesta Europa a “vinte e sete”? É verdade que no segundo semestre deste ano de 2007 assume a presidência da União Europeia. Também é verdade que o actual presidente da União Europeia é o português José Manuel Durão Barroso.
Mas será que a conjugação destes dois factos políticos irá de alguma forma alterar a correlação de forças entre Estados, com benefícios ou ganhos de uma qualquer natureza para Portugal?
Há muito que o mito da Europa se desvaneceu na mente do Povo português. A realidade presente vai no sentido de Portugal, com uma geografia de país ultra-periférico e demograficamente em declínio, continuar a ser contribuinte líquido da União Europeia, isto é, enviar mais fluxos financeiros do que aqueles que recebe em ajudas ditas comunitárias, e a ser parente pobre desta pujante economia que é o espaço da União Europeia.
Portugal, país Atlântico, tem no mar a estrada para o desenvolvimento, e como espaço geográfico de acção a América do Sul e África, com ênfase para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e os Estados da Ibéria, como a Catalunha e o País Basco independentes, já que a Galiza também é Portugal, tal como Olivença.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 05/01/07