\ A VOZ PORTALEGRENSE: Planeta Proibido

sábado, janeiro 06, 2007

Planeta Proibido

DVD Um título perene da ficção científica
.
O bom robô e o Monstro do Id
.
Planeta Proibido
Fred McLeod Wilcox
Warner
Filme: ***** Extras: *****
.
Eurico de Barros

.
O filme 'Planeta Proibido' foi o ‘Guerra das Estrelas? Dos anos 50 e sai agora numa edição com dois discos e uma profusão de extras. In cluíndo o filme ‘O Rapaz Invisível', que tem Robby, o Robô como vedeta. De colecção

Os extras de 90 por cento dos DVD editados por aí não passam de verbos de encher. Mas de vez em quando, muito de vez em quando, aparece uma edição de um grande filme em que os extras também nos enchem as medidas. É o caso desta, que assinala, em dois discos, meio século da estreia de um dos títulos - realmente - clássicos da ficção cientifica (FC), Planeta Proibido, de Fred McLeod Wilcox. É, obviamente, de colecção.
Rodado pela MGM com um orçamento equivalente ao de um musical (foi a primeira vez que o estúdio deu a um projecto de FC o mesmo dinheiro de uma das suas sumptuosas produções cantadas e dançadas), feito em CinemaScope e inspirado em A Tempestade, de Shakespeare, Planeta Proibido é um filme de uma sofisticação, de uma elaboração e de uma inteligência até aí bastante raras num género rotulado nas invasões de discos voadores pisca-pisca, de cenouras inteligentes, de insectos king síze ou de monstros de olhos esbugalhados (os muito glosados e gozados BEM - bug-eyedmonsters).
Além disso, Planeta Proibido apresentou ao mundo o eficiente e afável Robby, o Robô. Durante muitos anos, ele foi o autómato mais popular e carismático do cinema de FC, até à chegada de R2D2 e C3PO, e seguia à risca as Três Leis da Robótica enunciadas por Isaac Asimov no conto Runaround, de 1942, escrito 14 anos antes da rodagem desta fita.
Não é por acaso que os apetitosos extras de O Planeta Proibido incluem o documentário Robby, o Robô: Um Ícone da Ficção Científica, sobre a criação, a personalidade e a perenidade de Robby (um dos entrevistados dedica-se a fabricar réplicas em tamanho natural robô para venda a clientes fanáticos do filme e/ou doentes da FC), o filme de série B O Rapaz Invisível, do qual Robby é a vedeta., e ainda um delicioso episódio da série policial de televisão O Homem Sombra, intitulado Robot Client, em que o nosso amigo de mera partilha a ficha técnica com Peter Lawford e Phyllis Kirk.
Entre as muitas histórias contadas sobre Robby, o Robô, destaque-se a da campanha de lançamento do filme, em que a MGM procurou a todo o custo convencer os espectadores que o autómato tinha funcionamento próprio, em vez de ser manipulado por um homem oculto no interior da sua estrutura. Para evitar que a sua cabeça fosse vista pelo público, o "habitante" das entranhas de Robby tinha de pintar a cara toda de preto antes de ser lá enfiado dentro.
Os restantes extras (nos quais Robby faz aparições fugazes, claro) incluem os documentários temáticos Olhem o Céu! Ficção Cientifica, os anos 50 e Explorar a Influência de 'Planeta Proibido'; excertos da série de televisão The MGM Parade, com Walter Piegeon, que interpreta o Dr. Morbius, a promover o filme; e algumas sequências inéditas, nomeadamente ensaios de paisagens cósmicas feitos pela direcção artística, à frente da qual estava o grande Cedric Gibbon (e como se nota ao longo de Planeta Proibido).
A acabar, uma revelação: o invisível, aterrorizador e muito "freudiano" Monstro do Id foi concebido por um craque da animação que a MGM teve que pedir emprestado… a Walt Disney.
in, 6ª DIÁRIO DE NOTÍCIAS, 6 de Janeiro de 2007, p.24