\ A VOZ PORTALEGRENSE: Viriato e Endovélico

sábado, outubro 14, 2006

Viriato e Endovélico

.

Via mail, de um Amigo que em prol da Cultura em Portugal tem desenvolvido árduo trabalho, chegou-nos o conselho da leitura do livro de Teófilo Braga “Viriato”, que a Fronteira do Caos – Editores publicou recentemente.
Amadeu de Carvalho Homem define-a como uma «narrativa epo-histórica». “Viriato” teve a sua primeira edição em 1904, pela Livraria Chardron, Porto, e divide-se em sessenta capítulos.

.
.
Aproveitamos para lembrar e celebrar o terceiro aniversário de Glaudius, que ontem passou, trazendo um livro de Maio de 2006.
É a primeira obra de José Galambas, e intitula-se “A Terra de Endovélico – O Deus dos Lusitanos”. Tem prefácio de Manuel Calado, ilustrações de Eunice Gomes, e é editado pela
Zéfiro.
O livro trata o nascimento mitológico de Viriato, que acontece na terra do Deus Endovélico, divindade lusitana estudada por José Leite de Vasconcelos na sua magistral "Religiões da Lusitânia”.
O autor recria aquele tempo e lugar. Segundo ele (p. 199), a Terra de Endovélico é onde hoje fica a vila do Alandroal, distrito de Évora, Alto Alentejo, e o Monte de Endovélico é o santuário romano de Endovélico em S. Miguel da Mota. O Templo da Rocha é o santuário rupestre pré-romano de Endovélico, chamado de Rocha da Mina. O ribeiro é hoje chamado de Lucefecit e as três basearam-se na descoberta de alguns povoados pré-romanos em ambas as margens deste ribeiro.
De leitura que prende o leitor desde o início, tem um conjunto de ilustrações simbólicas, em papel especial, admiráveis. [mj]