\ A VOZ PORTALEGRENSE: Capitalismo(s)

quinta-feira, setembro 14, 2006

Capitalismo(s)

A reunião das maiores empresas privadas do mundo vai ter como ‘companhia’ o TIR (Terra – Identidade - Resistência).
Lê-se na convocatória da manifestação: - «A escolha do local deve-se a que à mesma hora decorre nas instalações do mesmo hotel a reunião das 300 empresas mais ricas do mundo. Protestemos pois contra o capitalismo selvagem de cariz neo-liberal e a destruição que provoca nos povos e nos recursos naturais do planeta.»
O motivo para o protesto não podia estar mais explícito. E os tempos dão-lhe razão.
Desde os primórdios do Capitalismo que a exploração desenfreada dos recursos do Planeta é um facto. Aliado a ele, está a exploração do Homem, que as Encíclicas dos Papas Sociais combateram a partir do século XIX.
O século XX vê nascer dois tipos de Capitalismo, um de cariz liberal, com propriedade privada e liberdade económica, e outro de cariz totalitário, o Capitalismo de Estado, com a propriedade estatal e economia dirigida, por outras palavras, o Comunismo na sua praxis.
Diferentes na actuação, iguais nos métodos. A tragédia por que passa a Terra em termos de ambiente, resulta dos excessos do Capitalismo, principalmente do modelo Comunista, bastando lembrar os desastres ambientais encontrados nos antigos países de Leste, quase todos irrecuperáveis, e o que se passa actualmente na China. [mj]