\ A VOZ PORTALEGRENSE: AA - América(s)

sexta-feira, outubro 11, 2024

AA - América(s)

 

América(s)

O europeu acha que os EUA é Nova Iorque, com os seus arranha-céus, a Broadway, o Central Park, Manhattan e a sua Fifth Avenue, Times Square. Tudo é opulência, que vive paredes-meias com todo o tipo de pobreza, desde drogas, prostituição, à mais vil miséria humana, cardápio que não é servido ao turista que a visita.

Ao contrário do que o europeu pensa, Nova Iorque não representa a América. A verdadeira é aquela percorrida de Leste a Oeste pela Route 66, ou a América Sulista versus a América Nortista. A verdadeira América não se encontra em Nova Iorque ou na Califórnia, locais de visita turística, mas não do verdadeiro sentir americano. Não há uma América mas sim várias América(s). As Costa Leste e Oeste, onde vive a maioria dos americanos, é uma manta de retalhos étnicos e religiosos, um melting pot sempre efervescente, que se incendeia ao mais pequeno rastilho.

O Sul, derrotado mas não vencido, mantém um viver próprio, diferente do Norte, onde a usura continua lema. O Interior, aquela América Profunda, mantém o espírito dos Pais Fundadores, fiel à Tradição.

Hoje os EUA não são a potência hegemónica de outrora. As elites estão decadentes, a economia começa a ser suplantada por outras que estão no Pacífico. A grandeza de outrora foi substituída por guerras directas ou por procuração em diferentes partes do globo, com vitórias de Pirro e derrotas cada vez mais humilhantes.

Uma América dividida, uma América que cada vez mais é um gigante com pés de barro. Um governo em Washington, DC, refém de lóbies poderosos, que fomentam guerras seja na Europa, seja no Médio Oriente. Lóbies que em tudo vêm economia e que querem tomar conta de tudo o que é riqueza ou produz riqueza no planeta.

Esta América vai a eleições na primeira terça-feira do próximo Novembro.

Ganhe quem ganhar, será mau para a Europa. Quando é que a Europa ‘acordará’? A chamada protecção dos EUA à Europa nunca visou o seu bem, mas sim os interesses dos EUA. A História o demonstra.

A Europa está numa encruzilhada. Ou continua refém dos EUA, ou recorre à Geografia e vira-se para si mesma.

Mário Casa Nova Martins

 

P. S. – Faleceu no passado 2 de Outubro o Eng. Saúl Tomás Cândido. Um Homem íntegro. Honrou-me com a sua Amizade. Que descanse em Paz.

*
*