\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos, 2014/2015 - V

terça-feira, novembro 18, 2014

Desabafos, 2014/2015 - V

A Ibéria, o nome pelo qual os gregos conheciam desde tempos remotos o que hoje chamamos Península Ibérica, é uma entidade física e humana, composta por diferentes povos, sendo hoje constituída por diferentes nações com língua e costumes próprios.
Contudo, nela há apenas dois estados, Portugal e Espanha. Mas esta situação não se irá manter.
O dia 9 de novembro de 2014 é, até ao presente, a data mais importante da história da Ibéria neste ainda curto século XXI. A anterior data que lhe é similar é a de 1 de dezembro de 1640, quando Portugal se libertou do jugo Espanhol.
A Catalunha, nação secular, há muito que quer voltar a ser um estado. Em 9 de novembro passado, o seu povo escolheu voltar a ser independente.
A consulta popular, e o seu resultado, não foram aceites pelo estado espanhol, como também não o seria se algo idêntico tivesse sido feito no primeiro de dezembro de 1640.
E quanto devem os portugueses aos catalães, naquele período da Restauração!
A esta Europa sem rosto, tem que se lhe opor a Europa das nações, uma Europa de pátrias, onde o sentir de cada povo seja aceite e respeitado.
Respeita-se a vontade dos escoceses, no momento em que decidem manter os laços com a Inglaterra. Que se aceite e respeite a escolha dos catalães pela independência.
Por vezes é preciso sentir a falta de liberdade em nós próprios, para percebermos a ânsia de liberdade de um povo no caminho pela sua liberdade enquanto pátria e nação.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 17/11/2014

Mário Casa Nova Martins
*
*
*