\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos, 2014/2015 - III

terça-feira, outubro 21, 2014

Desabafos, 2014/2015 - III

A notícia veiculada pelo jornal Público* na sua edição do passado dia 5 de outubro é uma verdadeira ‘pedrada no charco’!
Intitulada «Quase um terço dos emigrantes portugueses em Paris vivem no limiar da pobreza», choca pela brutalidade da temática, que há muito é conhecida, mas só recentemente se tornou motivo de notícia.
O artigo refere-se à região de Paris, mas certamente o mesmo fenómeno grassa nas outras regiões de França, e poder-se-á dizer que o mesmo acontece por toda a Europa, onde vivem Portugueses.
No caso de Paris, o papel da Santa Casa de Misericórdia tem sido relevante. Contudo, quanto às situações fora deste círculo, nada é dito.
Esta situação começou a agravar-se nos últimos quatro anos, período que coincide com o também agravar da situação económica e consequentemente social na Europa.
“Aproximadamente 30% da nossa comunidade [está] a viver no limiar da pobreza ou abaixo do limiar da pobreza”, como se pode ler, é muito grave, e a situação em França tenderá a piorar, fruto da falência do próprio Estado francês.
Mais adiante é descrita a situação: _ “Todos os casos são marcantes porque encontramos pessoas que estão numa situação de grande necessidade. Trata-se de uma crise de subsistência que coloca em causa a própria subsistência da pessoa por não ter onde viver, não ter onde dormir, não ter o que comer, não ter onde trabalhar”.
As ‘boas consciências’ continuarão a ‘olhar para o lado’.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 20/10/2014
Mário Casa Nova Martins
_______