\ A VOZ PORTALEGRENSE: «PLÁTANO» no «ALTO ALENTEJO»

terça-feira, junho 03, 2014

«PLÁTANO» no «ALTO ALENTEJO»

 
*
Teve lugar na quinta-feira 22 de maio a apresentação do número sete da «Plátano – Revista de Arte e Crítica de Portalegre».
Inicialmente prevista para o emblemático Páteo da Palmeira, o mau tempo que se fazia sentir obrigou a que tivesse lugar no Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Em nome da revista, o director, Casa Nova Martins, agradeceu o convite para que a apresentação tivesse lugar naquela “Casa de Saberes, que ao longo dos tempos tem sido um referencial na área do Ensino e da Cultura em Portalegre”, referiu que a revista “nunca se fechou em si própria” e que continuará a fazer o seu percurso plural, continuando a acolher críticas construtivas. E desse acolhimento resultou uma mais-valia em termos gráficos, sendo a capa da responsabilidade do designer portalegrense João José Bica.
Em seguida falou Avelino Bento, do conselho editorial da revista e professor jubilado da ESE. Começou por referir a importância da cultura na sociedade, principalmente em tempos de crise como aquele que atravessamos. Depois fez uma resenha do historial da revista e da sua intervenção cívica e cultural em Portalegre, congratulando-se também com o facto de estar num lugar que lhe é tão querido, e no qual teve a oportunidade de desenvolver acções culturais que deixaram marca na Instituição a que esteve durante décadas ligado.
Por fim falou o director da ESE, Luís Miguel Cardoso, que a dado passo convidou a «Plátano» a associar-se às celebrações dos 30 anos da ESE, que se comemoram em 2015. Na sua intervenção quis realçar a importância de revistas deste tipo numa sociedade do interior do país, e de como seria importante que houvesse uma junção de sinergias na área da cultura, por parte de Instituições, como a ESE, e a própria sociedade cívil, de que é exemplo a «Plátano».
Seguiu-se a actuação, com o maior agrado de todos os presentes, do CAEP Voices, que interpretou várias peças do seu reportório. E terminou a sessão com um Portalegre de Honra, servido pela Escola de Hotelaria de Portalegre.
A revista tem 72 páginas e mais de três dezenas de colaborações. Com uma visível melhoria gráfica, mantém a qualidade das anteriores. De conteúdos variados, ensaio, história local, conto, poesia, ilustração e entrevista, cada vez mais sente o apoio de um público fiel, que a adquire e lê, numa cidade onde o exercício da leitura e da crítica cultural não será dos mais fortes.
A «Plátano» será a continuadora quer da «Miradouro», quer da primeira série de «A Cidade», revistas que marcaram um tempo em Portalegre, feitas por gente de Portalegre e para as suas gentes.
Quanto ao próximo número, ele sairá em finais de novembro. Em 2005 a «Plátano» homenageou a memória do poeta portalegrense José Rodrigues Eustáquio, e no número oito, entre outros temas tratados, será recordado Raúl Cóias Dias, o professor, o poeta e o desportista.
Luís Filipe Meira
*
*