\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2013/2014 - XVI

segunda-feira, maio 26, 2014

Desabafos 2013/2014 - XVI

Chega ao fim o meu contributo em mais uma série de «Desabafos». E neste momento, com a sensação de ‘dever cumprido’, venho falar da «Plátano – Revista de Arte e Crítica de Portalegre».
A «Plátano» teve na passada quinta-feira dia 22 a apresentação do seu número 7. Como já vem sendo hábito, teve ‘casa cheia’. Mas o mais importante não é o facto de estarem tantos Portalegrenses presentes, mas sim saber-se que aquelas presenças são a razão de ser da revista.
Sem o apoio das Gentes de Portalegre, há muito que tinha deixado de ser editada. A «Plátano» só pode existir porque, ao ter qualidade, é um produto de cultura vendável. E enquanto assim continuar, tem futuro.
A «Plátano – Revista de Arte e Crítica de Portalegre» número 7 tem 72 páginas e conta com 34 colaboradores. De número para número vai-se cimentando no tecido cultural de Portalegre, não na busca da perfeição, mas no caminho de servir quem a lê, através dos contributos voluntários de quem nela colabora.
A «Plátano» continua a ser fiel ao lema inicial, “Portalegre merece mais!” e continuará nesse caminho, que nem sempre tem sido fácil, como em tudo, aliás.
Enquanto sentir que tem consigo os Portalegrenses, não vacilará.
E a prova é que ao contrário do que vinha sendo habitual, um número anual, a «Plátano» n.º 8, em fase adiantada de edição, terá a sua saída seis meses após desta, em novembro próximo.
Acredito que a «Plátano» que agora está na cidade terá o mesmo apoio e carinho que as anteriores tiveram.
Tudo em nome e por Portalegre!
Bem-Hajam.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 26/05/2014
Mário Casa Nova Martins