\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos - Natal de 2012

terça-feira, dezembro 25, 2012

Desabafos - Natal de 2012

Hoje, 25 de dezembro, os católicos celebram o Natal. Outrora data marcada por solenidades religiosas, é presentemente uma efeméride que celebra o consumismo.
Este Natal de 2012 é marcado pelo recente livro do Papa Bento XVI, intitulado «Jesus de Nazaré – A Infância de Jesus».
O Papa é um intelectual, e nessa perspetiva se insere «A Infância de Jesus», onde é procurado o rigor acerca do nascimento e infância do Filho de Maria.
Ao fazê-lo, Bento XVI vai contra certas ornamentações que ao longo dos séculos têm acompanhado a vivência do Natal cristão.
Há em «A Infância de Jesus» uma busca da verdade dos fatos. Nos tempos que correm, e que correm contra o Cristianismo, o Papa Bento XVI tem sido um baluarte contra os ataques que a Igreja de Cristo sofre continuamente, não só movidos pelas outras duas Religiões do Livro, mas também pelo Ateísmo oficial da Modernidade.
Mesmo na Europa, é cada vez mais difícil o assumir-se cristão, também o ser-se católico. Em Portugal, sibilinamente, os poderes fáticos da sociedade civil combatem o Pensamento da Doutrina da Igreja. Mas a própria hierarquia da igreja católica em Portugal é cada vez mais cismontana.
A hierarquia católica portuguesa preocupa-se mais em manter privilégios, do que vir para a rua colocar-se ao lado dos seus crentes. Mantém-se surda aos ventos de mudança em Portugal, julgando que nada a afetará.
Hoje e cada dia, que se esteja com o Papa Bento XVI. Neste dia de Natal, que por um momento se lembre que Cristo deu a Sua Vida por nós. Aquele Menino, que hoje se celebra o Seu Nacimento, é nosso Deus.
Feliz Natal.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 11/12/2012
Mário Casa Nova Martins