\ A VOZ PORTALEGRENSE: José Mourinho em Portalegre I

sábado, junho 05, 2010

José Mourinho em Portalegre I


José Mourinho em Portalegre

No Planeta do Futebol, e na sociedade em geral, ninguém fica ou é indiferente ao treinador José Mourinho. Até hoje, Mourinho é um vencedor nato. Venceu campeonatos nacionais e outros troféus menores nos três países em que foi treinador principal, Portugal, Inglaterra e Itália, indo agora para Espanha onde o sucesso por certo não lhe escapará. Também em Portugal e em Itália conquistou títulos europeus.
Indiscutivelmente, José Mourinho é uma ‘marca’ portuguesa conhecida nos quatro cantos do Mundo, ou não fosse o futebol, na sua ‘linguagem’ simples, universal. Sendo figura geradora de todo um conjunto de emoções, não é difícil a criação de lendas em seu redor. E uma dessas lendas é gerada em Portalegre.
José Mário dos Santos Félix Mourinho nasceu a 26 de Janeiro do 1963, em Setúbal.
O pai, José Manuel Félix Mourinho, foi um profissional de futebol, na posição de guarda-redes, tendo por uma vez sido internacional pela Selecção Nacional.
Terminada a carreira futebolística, Félix Mourinho envereda pela carreira de treinador. E na época de 1976/77 vem a assinar contrato com o Sport Clube Estrela.
Nessa época o SC Estrela vai reforçar-se fortemente tendo como objectivo subir à Primeira Divisão, ele que, justamente com o Campeão Nacional da Terceira Divisão da época transacta, o Grupo Desportivo Portalegrense, estava integrado na Zona Centro da Segunda Divisão Nacional.
A carreira do SC Estrela foi altamente positiva, chegando à última jornada com possibilidade de ascender directamente à Primeira Divisão. Pelo meio tinha ganho dois pontos na secretaria, referentes a irregularidades da equipa de Coimbra no jogo União de Coimbra – SC Estrela, e termina com os mesmos pontos do CD Feirense, mas com diferença no confronto entre ambos.
Porém, não só inesperadamente como sem se compreender, no final do campeonato o SC Estrela despede Félix Mourinho e contrata justamente o treinador do seu principal adversário, o CD Feirense, o argentino Ruben Garcia, que vai ser quem orientará o clube na liguilha, onde os primeiros resultados colocam de imediato o SC Estrela sem hipóteses de alcançar a Primeira Divisão.
Os anos passaram, e, como tudo na vida, este episódio passou à penumbra da história.
Todavia, quando o filho de Félix Mourinho começa a carreira como treinador principal, e de imediato com grandes sucessos desportivos, passou a dizer-se em Portalegre que tinha jogado no Sport Clube Estrela, na categoria e equipa de Juniores.
Recordando que José Mourinho nasceu em 26 de Janeiro de 1963, no verão de 1976, quando Félix Mourinho vem para Portalegre, tem treze anos. E quando o pai deixa o SC Estrela, em Maio de 1977, tem catorze anos.
Ora, um jovem com treze anos não pode jogar numa equipa de Juniores.
É evidente que o jovem teenager José Mourinho terá acompanhado o pai durante essa época de 1976/77. Terá assistido, pelo menos em Portalegre, a jogos. E terá brincado nos treinos dos seniores do SC Estrela e por certo jogado em peladinhas com as equipas dos escalões inferiores.
Mas José Mourinho nunca esteve inscrito como jogador do Sport Clube Estrela.
Compreender-se-á que a Família Mourinho nunca faça referencias quer a Portalegre, quer ao SC Estrela e à época de 1976/77. O despedimento do treinador, e recorrendo à leitura dos jornais locais da época, não foi compreendido em Portalegre, e muito menos por Félix Mourinho. Porém, o futebol é sempre fértil em inexplicáveis!
Mário Casa Nova Martins
in, Alto Alentejo, 2 de Junho de 2010, p.19
*
Época de 1976-77
Classificação da Zona Centro:
1.º CD Feirense / 30 21 1 8 59-30 43
2.º SC Estrela / 30 19 5 6 60-19 43

3.º GD Portalegrense / 30 16 7 7 34-20 39

_ 1.ª volta / 2 de Janeiro de 1977

SC Estrela, 2 – GD Portalegrense, 0
_ 2.ª volta / 8 de Maio de 1977
GD Portalegrense, 1 – SC Estrela, 0
_ 1.ª volta / 21 de Novembro de 1976
SC Estrela, 1 – CD Feirense, 0
_ 2.ª volta / 3 de Abril de 1977
CD Feirense, 3 – SC Estrela, 0
_______
Liguilha de Promoção:
CUF, 6 – SC Estrela, 4
Sp Espinho, 2 – CUF, 0
Sp Espinho, 5 – SC Estrela, 1
SC Estrela, 1 – CUF, 0
CUF, 0 - Sp Espinho, 1
SC Estrela, 1 - Sp Espinho, 0

Classificação da Liguilha de Promoção:
Sp.Espinho / 4 3 0 1 8-2 6
SC Estrela / 4 2 0 2 7-11 4
CUF / 4 1 0 3 6-8 2
*
*
O texto no semanário Alto Alentejo contém três incorrecções, que agora foram corrigidas.
A primeira refere-se ao facto de o jogo SC Estrela – CD Feirense ter sido na 1.ª volta e o CD Feirense – SC Estrela na segunda.
A segunda tem a ver com o jogo CUF – SC Estrela, cujo resultado final foi 6 – 4, e não 6 – 3.
A terceira está no resultado do jogo SC Estrela – CUF que foi de 1- 0, e não 2 – 0.
Mário