\ A VOZ PORTALEGRENSE: José Régio - Percurso regiano

terça-feira, janeiro 26, 2010

José Régio - Percurso regiano

Convite
Para a vossa agenda e para partilhar, por favor, com outros eventuais interessados, aqui vão os “episódios” seguintes do programa das comemorações regianas concretizadas pela Escola Básica 2/3 de José Régio, em Portalegre:
.
Percurso regiano
.

De Casa-Museu José Régio a ESEP
A Escola Básica José Régio, associando-se às comemorações em torno de José Régio, promove um percurso regiano que terá o seu ponto de partida na Casa-Museu José Régio, e deverá ter os seguintes pontos de paragem para declamação colectiva da "Toada de Portalegre":
_ junto à Câmara Municipal;
_ na zona do café Facha;
_ junto ao antigo café Central;
_ em frente ao café Alentejano;
_ e junto à entrada da ESEP. Lugares míticos da vivência do poeta.
Quando: dia 10 de Fevereiro, quarta-feira, 14.30 horas
Onde: ruas de Portalegre
Quem: alunos e professores da Escola Básica José Régio

.
Programa José Régio – Apresentação
.

O Programa José Régio que a Escola Básica José Régio tem vindo a desenvolver, como evocação dos 40 anos da morte do poeta e os 80 da sua chegada a Portalegre, será apresentado, com uma dinâmica onde sobressai a variedade de trabalhos, desde a declamação poética à encenação dramática, passando pela adaptação musical de poemas de José Régio e outras provocações como uma adaptação rap de um texto do poeta.
Os trabalhos, que são o resultado do empenho e dinâmica de alunos e docentes - sem esquecer a participação de Encarregados de Educação - daquela escola, tiveram já uma primeira apresentação no dia 18 de Dezembro último, integrada na festa de Natal da Escola. Agora, o palco é outro e o desafio maior. A ver.
Quando: dia 10 de Fevereiro, quarta-feira, 18.00 horas
Onde: Centro de Artes do Espectáculo – Portalegre (CAEP)
Quem: alunos, encarregados de educação e professores da Escola Básica José Régio