\ A VOZ PORTALEGRENSE: Luís Filipe Meira

sábado, agosto 22, 2009

Luís Filipe Meira

CRATO 2009
.
Crisis? What Crisis?
.
Ao olhar para o programa da 25.ª Feira de Gastronomia e Artesanato do Crato, veio-me à memória o título de um velho álbum dos Supertramp que em Novembro de 75, data de edição do disco, questionava a crise, fosse ela qual fosse.
Mais uma vez a autarquia cratense oferece aos seus munícipes e aos milhares de forasteiros que visitam a vila nesta altura, um programa de se lhe tirar o chapéu. Abrangente quanto baste, o cartaz apresenta propostas bastante equilibradas a nível qualitativo e praticamente sem concessões ao mau gosto.
Os ‘cabeça de cartaz’ são de peso, e qualquer deles pode perfeitamente atingir o brilhantismo.
Estou particularmente curioso com os Animals, no entanto li no website oficial da banda que o concerto de sábado 29 no Sommerfest, em Mainz, na Alemanha, foi cancelado devido a problemas de saúde de Eric Burdon. Recordo que o concerto do Crato está agendado para dois dias antes, quinta-feira 27…
Outro concerto que poder vir a ser memorável, será o de Emir Kusturica. Pois este realizador/músico transforma os seus concertos em verdadeiros bailes ciganos, carregados de energia. Oxalá Kusturica venha inspirado e o público se mostre disponível para a festa, pois nestas coisas a empatia entre músicos e público é fundamental.
Os Reamon vêm da Alemanha, têm bastante sucesso em Portugal, e se a noite for de Verão os seguidores da banda poderão viver momentos empolgantes.
Rui Veloso e Martinho da Vila são os outros ‘cabeça de cartaz’, e são valores seguros que se estiverem num dia bom – Rui Veloso por vezes esquece-se da inspiração em casa – podem perfeitamente oferecer bons concertos.
Este ano temos ainda muitos outsiders de óptima qualidade, que nos podem oferecer excelentes prestações se o publico estiver estabilizado e não andar em trânsito pelo recinto, como acontece muitas vezes.
Cá estarei na próxima semana para confirmar ou não se as minhas expectativas não estarão demasiado altas.
Luís Filipe Meira
-