\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, março 06, 2009

Desabafos

Por todos os concelhos do distrito de Portalegre fala-se de candidatos a candidatos às eleições autárquicas do próximo Outono, à excepção do concelho de Portalegre. É pena, porque Portalegre merecia mais.
À Direita, não se ouve falar do CDS, começando-se a colocar a questão da sua existência enquanto estrutura viva no concelho. E o CDS é fundamental na estratégia da Direita no concelho de Portalegre. O CDS podia e devia ser uma força congregadora das Direitas, que vão do PNR ao PND e a Independentes, construindo um Polo de Liberdade que concorresse às autárquicas deste ano. Desta forma, a uma vasta representatividade corresponderia um convite ao voto útil da Direita nesta lista plural autárquica.
À Esquerda, os seus dois principais partidos, PS e PCP, nunca se apresentaram em listas conjuntas a qualquer das anteriores eleições autárquicas. Porém, têm agora a oportunidade de se coligarem e democraticamente lutarem pela vitória eleitoral. Não se acredita que PS e PCP em listas separadas consigam vencer o PSD.
É verdade que há grande descontentamento das gentes portalegrenses em relação ao PSD que gere o Município de Portalegre. Então, como diz o ditado popular, «a união faz a força», e uma coligação PS / PCP no conselho de Portalegre pode ser um projecto político tão viável, como ganhador.
Uma coligação pré-eleitoral entre o PS e o PCP não é contranatura. Tal como o não é a constituição de uma lista eleitoral, que, em torno do CDS, represente diferentes Famílias da Direita.
O mais importante é o Futuro de Portalegre.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 06/03/09
Mário Casa Nova Martins