\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

domingo, março 22, 2009

Crónica de Nenhures

.
.
Figura(s) & ‘figurão’
.
Na sua visita a Angola, Bento XVI pede a Angola que lute contra pobreza e a corrupção. Ao fazê-lo, o papa sabe o que diz e do que fala.
Na revista Sábado da passada quinta-feira, Maria João Avillez denuncia a corrupção, a fome, os pobres, a violação dos Direitos Humanos e uma Democracia de fachada em Angola. E ao escrevê-lo, mostra que acima dos interesses económicos está a Dignidade da Pessoa Humana.
O semanário Expresso foi impedido de entrar em Angola, porque faz a denúncia do regime corrupto e cleptocrata de Angola. E o Expresso é respeitado pela sua isenção.
O jornal Expresso é uma Instituição. Maria João Avillez é uma Jornalista respeitada. O papa é uma referência moral para os Católicos.
Bento XVI, Maria João Avillez, e o Expresso são Figuras.
Mas, sempre ao lado das Figuras, que são uma “marca” pela excelência dos seus Testemunhos, está sempre o ‘figurão’.
Nuno Rogeiro, na última edição da revista Sábado, denomina de “papagaios” aqueles que condenam o regime angolano.
Há muito que Nuno Rogeiro perdeu a aceitação das Direitas, enquanto a Esquerda despreza as suas análises de politólogo. Americanófilo, Bushista, há muito que as suas análises deixaram de ser credíveis. Hoje em dia, Nuno Rogeiro é uma “águia” sem “penas”. Ou as suas “penas” são as mágoas pela sua mediocridade analítica, face ao que se passa em Angola.
Angola é um país onde uma Família controla todas as riquezas, e que distribui “migalhas” pelos capangas que a defendem e pelos sobas que a adulam. E a Família dos Santos, despreza-os a todos. Sem excepção.
Os EUA têm fortes interesses em Angola. Será por esse facto, dada a sua americanofilia, que Nuno Rogeiro “vê” uma Angola “que saiu da guerra para o voto, melhora a olhos vistos, rapidamente, com vigor”, como escreve?
Em Portugal há gente assim. Um ‘figurão’!
Mário Casa Nova Martins
.
.
.