\ A VOZ PORTALEGRENSE: Terras do Carmo

quinta-feira, outubro 23, 2008

Terras do Carmo

Nossa Senhora do Carmo
*
Apresentação do “Terras do Carmo
*
Por diversas circunstâncias da vida, adquiri o gosto de ler blogues.
Por vezes, prejudico a leitura dos imensos livros que emolduram a minha biblioteca pessoal.
Porém, comecei a sentir cada vez mais vontade de partir para uma aventura deste género.
Procurei encher-me de coragem e trazer algo, que na medida do possível, seja agradável de leitura, com textos minimamente com nexo e conteúdo verosímil.
Importa que traga algo diferente, formativo e informativo, mas sobretudo divulgador da nossa linda Moura, das suas gentes, deste Alentejo grande como um abraço.
Reflecti profundamente no nome do blogue. Vários ocorreram-me.
Lembrei-me que nos tempos da Universidade, efectuei diversos trabalhos académicos sobre Moura e, em particular, sobre o Convento do Carmo.
Saliente-se que Moura cresceu sob a influência e a égide da Ordem do Carmo.
Estas foram as autênticas “
Terras do Carmo”, com toda a sua nobreza espiritual e galhardia de um povo, rico de saberes e História.
Aquiesce-se o facto, da memória da minha saudosa avó Maria do Carmo pesar, pelo seu exemplo, em todos os meus actos quotidianos, sociais ou profissionais.
Estava escolhido o nome: “
Terras do Carmo”!
Este será um espaço para os meus conterrâneos mourenses e para os meus patrícios alentejanos.
Logo o “
Terras do Carmo” terá uma vertente mourense e regional.
E por aqui fica? Não.
A Cultura, a Literatura, a Educação, a História, a Língua Portuguesa e outras áreas não têm fronteiras...
Nesta perspectiva, o blogue “Terras do Carmo” será de âmbito nacional.
Por fim, devo reconhecer que muitos filhos de Moura enriqueceram o património pessoal, literário, sacerdotal e arquitectónico da Igreja Católica.
Por consequência, o blogue “
Terras do Carmo” tem uma inspiração católica.
Por amor a esta cidade de Moura, pelos mourenses e alentejanos da diáspora, aqui se inicia este neófito blogue.
Como bom mourense, torna-se evidente que a Padroeira deste blogue é Nossa Senhora do Carmo.
Ei-lo: “Terras do Carmo”!
Carmo Moura