\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, outubro 31, 2008

Desabafos

Quatro números, seiscentas páginas, quarenta colaboradores. Criada no ano de 2005, a média dá a saída de uma revista por ano. Estes são, até hoje, os números da «Plátano – Revista de Arte e Crítica de Portalegre».
A cerimónia de lançamento do seu «Número Quatro – Outono de 2008», é amanhã, sábado dia 1 de Novembro, pelas 16.00 horas, na Biblioteca Municipal de Portalegre.
A revista «Plátano» será apresentada por Carlos Juzarte Rôlo. Seguem-se três Conferências sobre o tema “Formas de Cultura em Portalegre”, a cargo de Avelino Bento, Fernando Correia Pina e Carlos Garcia de Castro.
Até ao momento, e é aconselhável falar-se de “ontem”, a «Plátano» foi bem aceite pela Comunidade. Os três números anteriores encontram-se esgotados, e pese embora a verdade de uma tiragem diminuta, o ser uma revista de Cultura e esgotar, é de realçar.
Houve o cuidado de deixar fluir o tempo em relação à «Plátano». Com a maior discrição, mas com uma vontade imensa que fosse lida, mais que conhecida, passaram-se quatro anos. Amanhã, com a apresentação pública, como que atinge um outro patamar. Agora, a sua responsabilidade perante quem a irá “consumir” aumentará.
O facto da «Plátano» ser uma revista auto-sustentada, isto é, existirá enquanto tiver quem a compre, porque não é subsidiada por nenhuma entidade pública ou privada, mais acresce a importância da qualidade como factor primeiro para que tenha futuro.
Tal, é desafio aliciante e enriquecedor para Aqueles que já hoje sentem a «Plátano» também como sua, e nela e com ela colaboram.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 31/10/08
Mário Casa Nova Martins