\ A VOZ PORTALEGRENSE: Mário Saa

terça-feira, abril 01, 2008

Mário Saa

Mário Saa é uma figura da Cultura portuguesa do século XX. Contudo está esquecida. E se hoje é possível falar dela, é porque a Imprensa Nacional – Casa da Moeda editou em Março de 2006 “Poesia e alguma prosa”. Antes, em Novembro de 2002, os Amigos do Concelho de Avis tinham editado um número duplo da sua revista “Águia” sobre o escritor. Mas esta revista teve apenas divulgação local, o que é pena, dada a qualidade que tem.
Agora surge mais uma obra dedicada a Mário Saa. “XII Objectos do Itinerário de Mário Saa” é editada pela
Fundação Arquivo Paes Teles. Tem textos e investigação de Elisabete J. Santos Pereira, colaboração de Quintino Lopes, Luísa Ratinho Freire e Teresa Lageira Fernandes, e desenho arqueológico de Hermínia Santos.
Adquirimo-la directamente na Fundação, no Ervedal.
Desconhecemos se tem distribuição nacional, mas dada a tiragem de apenas 750 exemplares, de certeza que em breve estará esgotada.
Os doze objectos referenciados são uma estatueta romana, uma fotografia de família, a máquina fotográfica, um livro «Biblioteca do Povo e das escolas», um Bilhete-Postal de Leite de Vasconcelos, o manuscrito do poema «Xácara do Infinito», o livro “As Grandes Vias da Lusitânia”, um cartaz de festas do Ervedal, um fragmento de tégua, o Diploma da Associação dos Arqueólogos Portugueses, um Bilhete-Postal de Fernando Pessoa e o estojo de secretária do Escritor. Termina o livro com um apontamento biográfico de Mário Saa e o historial da
Fundação Arquivo Paes Teles.
Mário Casa Nova Martins