\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, março 09, 2007

Desabafos

Por uma questão de princípio, não vamos falar de realidades que não conhecemos. O que se passa em outros concelhos que não o de Portalegre, não é do nosso conhecimento. Por esse facto limitamo-nos a relatar o que se passam no concelho de Portalegre em relação à factura da água, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Águas e Transportes da Câmara Municipal de Portalegre, tal como vem descrito na dita factura.
E o caso conta-se em brevíssimas palavras.
Na factura referente ao período de 19 de Janeiro de 2006 a 17 de Fevereiro de 2006, com um consumo de 12 metros cúbicos de água, pagou-se 11 euros e 54 cêntimos.
Agora, na factura referente ao período compreendido entre 20 de Janeiro de 2007 e 21 de Fevereiro de 2007, com o mesmo consumo de 12 metros cúbicos de água contabilizados, o total a pagar é de 20 euros e 96 cêntimos.
Conclui-se, portanto, que no espaço de um ano, a factura da água aumentou 9 euros e 42 cêntimos.
Este aumento de 9 euros e 42 cêntimos corresponde a um aumento de 82% no espaço de um ano. É obra!
Mas o mais curioso é que os portalegrenses se aperceberam deste inusitado aumento, e, como já é seu hábito, calaram-se.
O conformismo das gentes do concelho de Portalegre começa a ser um mal, porque ao não protestarem pelos gravosos aumentos que sofrem em bens de primeira necessidade, como é a água, ou em não lutarem contra o encerramento de unidades fabris, ou se manifestarem pela manutenção de serviços de diferentes áreas que saíram principalmente para Évora, apenas agravam a fatalidade de viverem neste tempo presente em Portalegre.
MCNM
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 12/01/07