\ A VOZ PORTALEGRENSE: João XXI e A Divina Comédia

segunda-feira, setembro 25, 2006

João XXI e A Divina Comédia

Durante degli Alighieri
(Maio ou Junho de 1265 - 13 ou 14 de Setembro de 1321)
.
(Dante no exílio, autor desconhecido)
.

(A Divina Comédia)

.

O Papa português João XXI, Pedro Julião ou Pedro Hispano, foi celebrado por Dante na sua obra maior, “A Divina Comédia”.
Como escrevemos no passado dia 20 de Setembro, data que celebrava os 730 anos da sua entronização, era tido como homem de grande saber em matérias tão diversas como a medicina, a filosofia e a teologia.
A referência na obra encontra-se no Canto XII, do Paraíso, local onde Dante coloca Pedro Hispano, como nele o denomina.
Do segundo volume de “A Divina Comédia”, página 204, numa Edição dos Amigos do Livro, na colecção Grandes Clássicos da Literatura Mundial, s/d, e com tradução do Prof. Marques Braga transcrevemos:

§

O Paraíso

.............

Canto XII

.............

01 Eu admito que quem examinasse, folha a folha,
02 o nosso volume, ainda encontraria uma página,
03 onde se leria: - “Eu sou o que sempre fui”;

04 mas não é de Casal, nem de Acquasparta,
05 que vieram tais servidores à Regra da Ordem,
06 que um a ilude e o outro a restringe.

07 Eu sou a alma de Boaventura e Bagnoregio,
08 que, no exercício dos mais altos ofícios eclesiásticos,
09 propôs sempre as coisas mundanas às espirituais.

10 Aqui estão Iluminato e Agostinho,
11 que foram dos primeiros descalços pobres,
12 que humilde cordão franciscano tornou amigos de Deus.

13 Vêm em seguida Hugo de S. Vítor
14 e Pedro Mangiadore e Pedro Hispano,
15 cujo espírito, na Terra, brilha nos seus doze livros:

16 o profeta Natan, e o metropolitano
17 Crisóstomo, e Anselmo, e o famoso Donato,
18 que, à primeira arte, se dignou pôr mão.

19 Rabano também aqui está, a ao meu lado brilha
20 o calabrês Abade Jacinto,
21 dotado de espírito profético.

22 A celebrar um tão grande paladino, eu, Boaventura,
23 fui levado pela inflamada cortesia de S. Tomás,
24 que fez o elogio de S. Francisco;

25 e moveu comigo esta companhia
26 de bem aventurados.
»

Fim do Canto XII

............

MM