\ A VOZ PORTALEGRENSE: O Professor Pardal da política portuguesa

sábado, agosto 19, 2006

O Professor Pardal da política portuguesa


Sexta-feira, Agosto 18, 2006
Digam lá que a política tuga não tem interesse
O Correio da Manhã, na sua edição desta sexta-feira, informa a freguesia de que o prof. Marcelo (o dos mergulhos no Tejo, não o de ontem) terá mais uma vez afirmado no seu interessantíssimo programa televisivo que eu até já vi por duas ou três vezes, que o partido do dr. Monteiro é de extrema-direita. Em resposta, o Manel sentiu-se caluniado e ofendido (talvez fosse até caso para mais!), assinalando toda a sua indignação nos jornais. Já passou a silly season; agora estamos na fase playhouse disney.
publicado por pedro guedes da silva
§
O professor Marcelo Rebelo de Sousa é, de certa forma, o disneyano Professor Pardal.
Ele está a dormir e ‘inventa’ factos políticos’, ele está acordado e ‘cria’ factos políticos.
É um grande ‘criador/inventor’!!!
Hoje em dia vê-se o professor Marcelo na televisão, como se vê o professor José Hermano Saraiva. Acha-se graça às ‘afirmações afirmativas’, às ‘verdades verdadeiras’. Muitos vezes pensa-se ou diz-se carinhosamente em surdina ou em voz alta um ‘olhe que não, olhe que não’, e pouco mais.
A ligeireza com que tratam os acontecimentos políticos e históricos, respectivamente, minimiza as indiscutíveis altas qualidades intelectuais e o conhecimento científico que ambos possuem.
Agora, no caso concreto apresentado por Pedro Guedes no seu hoje aniversariante ‘Último Reduto’, isto é, definir o Partido da Nova Democracia como de extrema-direita, poderá ser uma maneira do professor Marcelo Rebelo de Sousa criar um facto político para que se fale do partido, uma vez que, entre dizer-se mal ou ignorar, é melhor o primeiro caso porque é sempre possível a réplica.
Mas, na cabeça de Marcelo Rebelo de Sousa tudo pode ‘fermentar’!
Mário Casa Nova Martins