\ A VOZ PORTALEGRENSE: Livro

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Livro

A Margarida quis-nos oferecer este livro por estas Festividades. Ele foi a nossa primeira leitura do ano. E com proveito!
Dos seis textos que compõem a obra, dois são de Adriano Moreira. O primeiro fala da nova ordem política mundial e o espaço “reservado” a Portugal. O último, de grande actualidade, trata o problema do Ensino Superior, que em plena crise vê ser implementado o denominado Processo de Bolonha, sem que para tal se tenham criado as condições mínimas para tal.
Interessante o ensaio de Pedro Pezarat Correia sobre os conceitos de Política de Segurança e Defesa. Ele encontra-se bem enquadrado com os problemas quer do Iraque, quer do Afeganistão. Nos dois casos, coincidentes com o que ao longo do tempo temos defendido.
Vasco Pereira da Silva trata do Direito no Ambiente. As normas que rege este ramo são apresentadas, compreendendo-se então o que é uma verdadeira Política do Ambiente e seu enquadramento jurídico.
O casal Maria José morgado e José Luís Saldanha Sanches, altamente mediatizado, defendem as suas visões nas áreas em que trabalham.
Diga-se que a obra tem a coordenação de Viriato Soromenho-Marques, e os textos resultam de comunicações apresentadas no Tema 2 dos XIII Cursos Internacionais de Cascais.
MM

Free web page counter