\ A VOZ PORTALEGRENSE: Como S. Tomé

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Como S. Tomé

Em Angola a Democracia vai ser uma realidade em 2008! Estão marcadas eleições legislativas para os dias 5 e 6 de Setembro.
Contudo, talvez não seja bem assim. Ainda é necessária uma convocação formal, com uma antecedência de três meses. Logo, até esse momento, muita água ainda vai ser consumida no Palácio Presidencial, e não só água, claro, pelo que como diz o ditado popular, “até ao lavar dos cestos são vindimas”.
Com uma oposição completamente destroçada, a começar pela UNITA, o estranho deste anúncio é não ter sido há mais tempo. Que não exista a menor dúvida que o MPLA vai ganhar com uma larga maioria de votos, e que depois José Eduardo dos Santos, um dos homens mais ricos de Angola e há mais tempo no poder em África, desde 21 de Setembro de 1979!, ganhará as eleições presidenciais de 2009.
Em suma, Angola irá viver um simulacro de Democracia, com estes dois actos eleitorais. Mas desde já o seu anúncio, depois se verá se se realizarão, é já uma vitória das forças democráticas angolanas, que têm vivido sob uma ditadura férrea, liderada pela cleptocrata família de dos Santos.
MM