\ A VOZ PORTALEGRENSE: Crónica de Nenhures

terça-feira, julho 15, 2008

Crónica de Nenhures

Mordor, Terra de Sauron (O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien)
.
O Lado Negro da Humanidade
.
Não há a menor dúvida quanto às violações do Direitos Humanos no Sudão. Mas também não as há quanto ao Iraque.
É sabido que o Sudão não reconhece o Tribunal Penal Internacional. Mas os Estados Unidos da América também não o reconhecem.
Com estes dois anteriores parágrafos pretendemos dizer que não só o Presidente, mas toda a nomenclatura governativa do Sudão tem que ser responsabilizada pelo genocídio naquele país. E, dado que não se verificaram os pressupostos que a Administração Bush apresentou para os EUA invadirem o Iraque, que também George W. Bush e os “falcões” que decidiram aquele acto de guerra ao arrepio da Comunidade Internacional e até da maioria do Povo Americano, devem ser julgados pelo Tribunal Penal Internacional.
É claro que Bush&Companhia jamais serão julgados. Mas que fique para a História a iniquidade da invasão do Iraque. Talvez a Humanidade, da próxima vez que actos como este se repetirem, não deixe ficar impunes os responsáveis.
Quanto ao Presidente do Sudão, acreditamos que um dia será julgado. Ele é um criminoso. Mas será julgado apenas porque está do Lado Errado da História.
A História é sempre madrasta para os derrotados. O que se passou nos Tribunais de Tóquio e Nuremberga, não se devia repetir. Mas repete-se continuamente.
Robert Mugabe é outro criminoso que tem que ser julgado pelo que faz no Zimbabué. Nem que esse julgamento seja feito depois da sua morte.
Mas, e José Eduardo dos Santos? Também não é tão criminoso quanto Mugabe? Pois é, mas Angola é um país muito rico, e os interesses americanos, mais do que os europeus, não permitem que Angola entre em Democracia. Tal é um “luxo” a que os Angolano não têm direito!...
Mário Casa Nova Martins